Comissão Animação Bíblica da Pastoral promove reflexão na reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) esteve reunido na manhã de sábado, 19 de agosto, sob a presidência do arcebispo dom Moacir Silva, coordenação do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, e a presença da Comissão Animação Bíblica da Pastoral, para a terceira reunião deste ano. A reunião ocorreu no Salão Dom Alberto, em Ribeirão Preto, e contou com a participação das seguintes representações: Arcebispo, Coordenador de Pastoral, Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, representantes da Comissão Especial para o Sínodo, Vigários e Leigos Forâneos, e os Coordenadores e Assessores das Pastorais, Movimentos e Serviços Arquidiocesanos.

A coordenação e dinâmica da reunião ficaram sob a responsabilidade da Comissão Animação Bíblica da Pastoral, que neste ano de 2023, promove encontros nas foranias para estudo e reflexão do documento 111 da CNBB: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias. Desta vez os conselheiros do CAP tiveram a oportunidade de realizar o estudo do documento, conhecer o trabalho da comissão, e colaborar nas atividades propostas pela comissão no âmbito arquidiocesano.

A reunião começou com a oração inicial, e em comunhão com o Ano Vocacional da Igreja no Brasil, foi rezada uma dezena do terço em prol das vocações, e na sequência a proclamação do Evangelho. Na continuidade o arcebispo dom Moacir acolheu e saudou os participantes e falou da importância da animação bíblica da pastoral. “Sejam bem-vindos para este momento importante da caminhada pastoral da nossa Arquidiocese, a reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral. Há muito tempo que nós temos no Brasil a Pastoral Bíblica, e a cada tempo que passa, vai se tomando consciência da necessidade da Palavra de Deus, ser de fato a alma, de toda a ação pastoral evangelizadora da Igreja. Em Aparecida os bispos deixaram claro, é necessária uma animação bíblica da vida e da pastoral. O Santo Padre Bento XVI, depois de Aparecida, na Exortação Apostólica Pós Sinodal sobre o Sínodo da Palavra, espalhou isso para a Igreja inteira, a necessidade de uma animação bíblica da Pastoral”, esclareceu Dom Moacir.


Fátima Saran, Diácono Paulo Brito, Diácono Paulo Nascimento e Martha

Comunicados Pastorais: O coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Luís Gustavo Benzi, antes do início do tema central, apresentou os diversos comunicados pastorais, entre eles: as orientações para a inscrição para a Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 28 de outubro; a VII Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, no dia 9 de setembro, às 9h, e anunciou a data da IX Romaria, agendada para 21 de setembro de 2024, às 12h; os próximos encontros forâneos da Animação Bíblica da Pastoral; a missa do Dia do Voluntariado, 25 de agosto; a 1ª edição da Vocations Cup (torneio de futebol); a XII Concentração Arquidiocesana de Catequistas, em 20 de agosto; a agenda de formação do Grupo de Estudos Persona, com início em 2 de setembro; a programação do Grito dos Excluídos, em 7 de setembro; o Encontro Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, nos dias 16 e 17 de setembro, na Casa Dom Luís; o lançamento do documentário sobre Dom Miele: “Um bispo entre o povo”, em 6 de outubro; as ordenações presbiterais agendadas para 1º de dezembro; e o encerramento do Ano Vocacional, em 26 de novembro, no Santuário Arquidiocesano Senhor Bom Jesus da Lapa, em Jardinópolis; e as Campanhas Missionária e para a Evangelização 2023.

Animação Bíblica da Pastoral

A Comissão Animação Bíblica da Pastoral conduziu a exposição do tema central, estando representada pelos integrantes: Diácono Paulo César Nascimento, referencial do Pilar da Palavra, Maria de Fátima Saran, Diácono Paulo Brito, Maria Elizabeth Teixeira e Martha Streb Ricci. A dinâmica da apresentação começou com a Meditação do Evangelho da Parábola do Semeador (Mt 13, 1-9), como caminho do anúncio da Palavra e a diversidade dos solos onde a Palavra é semeada, e a esperança de sermos semeadores na acolhida da Palavra em nossos corações e no anúncio em todos os ambientes na perspectiva de colhermos os frutos. A Comissão apresentou a estrutura do documento 111 da CNBB: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias, que está sendo refletido nas foranias, e também nos encontros dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE). E, por fim, a comissão destacou algumas propostas que já estão sendo aplicadas, entre elas: a Homilia Diária de Dom Moacir, no canal do Youtube; o suporte as comunidades paroquiais na formação da Lectio Divina, Círculos Bíblicos e Momentos Catequéticos; o perfil no Instagram “Habitou entre Nós” com breves reflexões bíblicas; e outros projetos a serem implementados: A Missa parte por parte; Introdução a Palavra de Deus e Curso de Formação para Leitores.

@habitouentrenos

Veja também:

Retiros espirituais sobre a oração

No Evangelho de Marcos, lemos que Jesus “se retirou para rezar” (Mc 1,35). O Evangelista oferece-nos uma imagem de Jesus que indica duas dimensões essenciais da oração cristã: o afastamento dos trabalhos da vida quotidiana – necessário na procura do diálogo pessoal com o Pai – e o silêncio do coração

Seminário Bíblico vai aprofundar o estudo do livro de Ezequiel neste Mês da Bíblia

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece, de 9 a 11 de setembro, o Seminário Bíblico do Mês da Bíblia. A formação acontece de modo on-line, a partir das 19h30, e será transmitida pelas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional); Catequese do Brasil (@catequesedobrasil) e Edições CNBB