Comissão oferece sugestões de roteiros para a celebração do Dia do Catequista

No próximo dia 28 de agosto, no domingo, a Igreja celebra o Ministério de Catequista. Mais uma vez como forma de reconhecimento afetuoso e repleto de gratidão, o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo, se dirigiu a todos os catequistas, por meio de uma carta, para recordar que a Catequese, juntamente com a Liturgia e a Pregação dos Apóstolos, está na base da formação do Novo Testamento.

“Em outras palavras, o que hoje temos por Palavra de Deus foi antes Catequese dos primeiros cristãos. Cada Catequista de hoje está em linha de continuidade com aquelas vivências mais apaixonadas e alegres da fé partilhada nos primeiros dias da nossa Igreja”.

Em sua carta, dom Peruzzo fala sobre o evangelista Mateus, para ajudar a compreender o sentido deste “ministério”, como chama um outro catequista por excelência, o Papa Francisco.

“Ide… fazei discípulos… ensinai” (Mt 28,19.20). São as últimas palavras do Senhor. E a catequese está no centro da missão para a qual Ele constituíra os seus enviados. Mas também um outro evangelista, desta vez Marcos, nos recorda o caráter precioso da missão do próprio Senhor: “Tomado de compaixão… começou a lhes ensinar muitas coisas” (Mc 6,34).

Na carta, dom Peruzzo salienta que o ministério do catequista não é mera “colaboração” com a comunidade. É parte constitutiva da própria identidade da Igreja. E que a Iniciação à Vida Cristã confere e projeta luzes transfiguradoras para a missão de Catequista e para a evangelização.

Por fim, o arcebispo recomenda aos catequistas, vivamente, ir para conhecer alguma experiência feliz que tenha acontecido em sua paróquia, ou na diocese, ou nas vizinhanças. “São testemunhos maravilhosos. Afloram muitos e criativos encantos pela evangelização”.

Confira (aqui) a carta na íntegra.

Sugestões de celebração para o Dia do Catequista

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB também preparou uma sugestão de roteiro para a celebração eucarística com bênção dos catequistas e outra com sugestões para a celebração do Dia do Catequista.

Acesse (aqui) o roteiro para a celebração eucarística com bênção dos catequistas.

Acesse (aqui) a sugestão de roteiro para a celebração do Dia do(a) Catequista 2022.

Fonte: CNBB

Veja também:

O Vídeo do Papa sobre o Sínodo: caminhar juntos, ouvir juntos

Novo mês, nova intenção de oração do Papa Francisco: O Vídeo do Papa de outubro acaba de ser divulgado com a intenção de oração que o pontífice confia a toda Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. A intenção chega em um ponto de virada no percurso sinodal que começou em 2021 e terminará em 2023.

Arquidiocese celebra o Dia do Nascituro

A Arquidiocese de Ribeirão Preto celebrará no dia 8 de outubro, sábado, o Dia Nacional do Nascituro. O tema para a edição deste ano de 2022 é: “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”. A Pastoral Familiar e a Pastoral da Saúde da Arquidiocese unidas em defesa da vida promovem o Encontro e a Celebração do Dia do Nascituro

Novena de Natal da Arquidiocese de Ribeirão Preto 2022

A Novena de Natal 2022 da Arquidiocese de Ribeirão Preto já está à disposição das paróquias e dos grupos de novena. Mais uma vez temos a alegria de apresentar nossa novena para ajudar as nossas comunidades a saborearem a espiritualidade do Advento.