Comissão para a Juventude da CNBB lança série sobre “Papo de Jovem: Juventude & Política”

Jovens protagonistas da mudança construindo a Civilização do Amor. Durante o mês de agosto, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB convida as juventudes do Brasil para a série especial “Papo de Jovem: Juventude & Política”.

O objetivo é, em ano eleitoral, proporcionar aos jovens um aprofundamento sobre política e, ao mesmo tempo, uma reflexão se seus direitos como cidadão são reconhecidos. Semanalmente, no site e nas redes sociais do Jovens Conectados, será disponibilizado um vídeo e um subsídio “ENCONTROS” sobre o tema. O primeiro episódio será divulgado no dia 1º de agosto.

O mundo contemporâneo pede uma profunda reflexão política. A Política nos proporciona o dialoga de ideias e ao mesmo tempo faz com que as relações sociais sejam pautadas por respeito. Nesse processo dialógico, a política propõe valores democráticos que visa o bem comum para todos os cidadãos. As juventudes são parte importante desse processo, pois na história é visível o jovem como sujeito democrático, cabendo à sociedade reconhecer os jovens como sujeitos de direito.

Dom Nelson Francelino, bispo de Valença (RJ) e presidente da comissão, salienta a importância dos jovens serem protagonistas da mudança em uma sociedade desencantadora para as juventudes, como a qual vivemos.

“Nossa juventude é chamada a sair e se aprofundar no tema das políticas públicas, que chama toda a sociedade para resolver, dialogar e para aprofundar determinadas situações. É muito importante nesse período eleitoral não nos omitir, mas sair com ideias claras em sintonia com o Evangelho e missão da nossa juventude católica, que se compromete com a justiça e com a vida”, diz o bispo.

Para o assessor externo da comissão, padre Antônio Ramos, sob, a intenção é atravessar a barreira das ideologias partidárias para uma reflexão que vem ao encontro do próprio desejo expresso do Papa Francisco aos jovens na JMJ do Rio de Janeiro, quando exortou todos a nadarem contra a corrente e serem protagonistas da mudança que desejam na sociedade, visto que “a política é uma vocação de serviço.”

“A equipe de subsídios da comissão episcopal convidou vários jovens para falar de política, tendo como texto a Cartilha de Política da Igreja do Brasil. As reflexões são elaboradas através de vídeos e de textos para uso nos grupos de jovens, movimentos, novas comunidades, pastorais da juventude, congregações, obras sociais, escolas e espaços universitários”, explica o assessor.

Os temas que serão abordados: Sistema Político Brasileiro; Compromisso com a Verdade; Amizade Social e Divisão; Igreja e Política; e Cidadania e Protagonismo.

“Essas reflexões ajudarão as juventudes a não se enganarem com ideologias que iludem e depois escravizam, matando o seu protagonismo. Somos cidadãos do Reino de Deus e temos como compromisso propagar a Civilização do Amor para que ‘todos tenham vida em abundância’ (Jo 10,10)”, diz.

Veja o vídeo de Dom Nelson

Fonte: CNBB