Comissão Vida e Família lança itinerário para Encontro de Casais em nova união, baseado na Amoris Laetitia

A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta semana, o material “Bom Pastor: Itinerário para Encontro de Casais em Nova União”. A publicação tem o intuito de ser uma referência para as ações pastorais voltadas à acolhida dos casais que vivem nessa situação e que buscam fidelidade a Cristo.

O itinerário orienta a atuação do Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar na condução do Encontro Bom Pastor, em consonância com o capítulo oito da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. O intuito maior “é o de levar a reflexão sobre a situação em que se encontram os casais em nova união, acolhê-los, fazer discernimento e integrá-los na vida da Igreja”.

Estrutura

O itinerário é oferecido em formato físico e com matérias de apoio no digital. Com a compra do livro, aqueles que farão o acompanhamento terão acesso ao complemento do conteúdo disponibilizado pela Comissão Vida e Família, com vídeos e textos adicionais. O material está dividido em cinco partes: objetivos do itinerário; método e orientações gerais para o encontro; sugestão de cronogramas; síntese das atividades, palestras, dinâmicas e círculos; e equipes que irão promover os encontros.

Acolhida
O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Crispim Guimarães, ressalta a importância do acolhimento e do discernimento. “Nesse processo de assimilação da Amoris Laetitia, percebemos que nenhuma etapa da vida da família pode ficar sem ter algo a ser feito, aprofundado”, contou. “A Igreja quer se aproximar das pessoas para mostrar que Jesus é misericordioso”, completou.

Padre Fernando Francisco, assessor que contribuiu para a elaboração do Itinerário Bom Pastor, destaca que a beleza desse material é ter sido construído por muitas pessoas que se doaram por realizar esse trabalho. “Ele é um guia, orienta o trabalho, que já é um sucesso. Foi importante mapear o encontro como ocorre em todo o país. Ele é feito a partir de experiências concretas, não foi construído em escritórios, mas com a vida”, disse. O assessor reforça que a iniciativa só vem para fortalecer e acolher essas pessoas que querem encontrar o seu lugar na Igreja.

“O itinerário é um encontro espiritual com Cristo. Há documentos que nos baseiam, mas se você não tiver um encontro pessoal com Cristo, não entenderá o que é ser esta ovelha nos ombro do Bom Pastor. Não estamos lá para falar sobre a Eucaristia, sobre o processo de nulidade, mas para falar que somos filhos amados de Deus. E a graça de Deus supera tudo”, explica padre Fernando Francisco.

Afrânio e Flávia, coordenadores do Setor de Casos Especiais durante a preparação do material, apontam que o Itinerário era uma necessidade que se apresentava há muito tempo. “Precisamos de algo estruturado para orientar as equipes que vão realizar o acompanhamento nas comunidades, paróquias e dioceses”, disse Afrânio. “Ao centrar todo o encontro na Palavra, na acolhida, no sim da Igreja, houve uma preocupação principal na acolhida destas famílias fragilizadas”, completou Flávia.

O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, ressalta a importância da Igreja propor a iniciativa para estas famílias. “Como o Bom Pastor, devemos ser essa igreja que acolhe e que transmite essa pastoralidade a todos aqueles a quem chegarmos”, disse Alisson. “Essa ação vem cuidar com muito carinho dessa realidade pastoral”, completa Solange.

Onde encontrar

O material “Bom Pastor: Itinerário para Encontro de Casais em Nova União” já está disponível para aquisição por meio da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar. Acesse: www.lojacnpf.org.br ou entre em contato pelo WhatsApp: (61) 3443-2900.

Fonte: CNBB