Comunicado: Adiamento da Romaria Ribeirão Preto – Bonfim Paulista para 2022

Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim – Bonfim Paulista
Arquidiocese de Ribeirão Preto

COMUNICADO

Ano 2021 – Romaria – 12 de outubro 

Estamos pelo segundo ano consecutivo – desejosos seja o último! – vivendo no país as duras provas trazidas pela covid-19. Aproximamo-nos da triste e tão lamentável marca de 590 mil mortos no país, vítimas da covid-19 e de seus desdobramentos. Lembro-me – e creio lembram-se todos – que, no ano passado, ano 2.020, prometera-nos o nosso Arcebispo Dom Moacir Silva retomaríamos a nossa tradicional “ROMARIA RIBEIRÃO-BONFIM” neste agora ano. Uma condição – senão exigência – foi-nos posta na ocasião, porém; a de estar a população imunizada à “covid 19”. Dizem-nos as autoridades sanitárias – e nisso acreditamos – que a imunização completa se dá após 14 dias da 2ª dose do imunizante, qualquer que seja o laboratório a produzi-lo. Hoje, data em que publico este comunicado, não alcançamos sequer 40% de vacinados com a 2ª dose no país, sendo que a margem segura – não ainda perfeita, porém – seria de 70%. Qualquer imprudência agora, em momento ainda delicado e que não nos permite o abandono do uso de máscara protetiva, da correta e permanente higienização das mãos e do imprescindível distanciamento pessoal, acusados seríamos, enquanto Igreja que a vida defende e aos indefensáveis socorre, de contribuir com o prolongamento, senão agravamento, do caos ainda vigente, não bastassem os já todos desatinos e improbidades emoldurados pelo cenário nacional que há muito se arrasta.

Sendo assim, e considerando o Decreto Arquidiocesano de 14 de agosto de 2.020, assinado pelo nosso Arcebispo Dom Moacir Silva, e considerando, ainda, as Orientações da CNBB, de 21 de maio do mesmo ano, com especial ênfase no item 12, nº 79 das referidas Orientações, e que consistem na “(…)suspensão de peregrinações, procissões, festas, romarias, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares passíveis, portanto, de forte propagação da atual epidemia…”, PEDIMOS aos todos fiéis de nossa Arquidiocese e de mais além, para que, no próximo dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, NÃO SAIAM de suas Comunidades e Paróquias, quer em grupos ou individualmente, com destino a Bonfim Paulista, para a conhecida Romaria Ribeirão-Bonfim. O bom senso e a responsabilidade na defesa da vida pedem-nos não tenhamos – em nenhum local – manifestações de fé que impliquem o risco de contágio por aglomeração de pessoas e negligência nos demais protocolos que ainda vigoram neste tempo pandêmico. Unem-se Arquidiocese de Ribeirão Preto e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto nesse nosso apelo aos fiéis católicos e à população como um todo, para que obedeçam às normas restringentes a que todos estamos obrigados.

Que a Mãe Aparecida ajude-nos a todos neste tempo em que choramos tantas mortes, e nos permita participar, em 2.022, da “ROMARIA RIBEIRÃO-BONFIM”, percorrendo o trajeto que medeia a Câmara Municipal de Ribeirão Preto e a Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, no Distrito de Bonfim Paulista, e participar, àquela época, das Missas presenciais!

Com meu abraço e bênção.

Bonfim Paulista (SP), 15 de setembro de 2021

Pe. Mário Reis da Silveira – Pároco

Acesse aqui mais notícias acerca do adiamento da Romaria Ribeirão-Bonfim, no Dia de Nossa Senhora Aparecida

Veja também:

Live oferece elementos para a compreensão sobre a metodologia e tema da fase diocesana do Sínodo 2023

A Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil promoveu, na quinta-feira, 14 de outubro, a live “Por uma Igreja Sinodal” com foco na organização da etapa diocesana a ser desenvolvida nas Igrejas Particulares de todo mundo simultaneamente, com início previsto para a primeira quinzena deste mês. A live contou com a participação de mais de mil pessoas online e 4.900 visualizações em apenas um dia.