Comunidades Eclesiais Missionárias numa Igreja Sinodal

Comunidades Eclesiais Missionárias numa Igreja Sinodal

Entenda a motivação da Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) do Estado de São Paulo que acontecerá nos próximos dias junto à Mãe Aparecida, no Santuário Nacional!

O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abrange as arquidioceses, dioceses e as eparquias do Estado de São Paulo, e para a organização e motivação de toda a atividade pastoral, sete sub-regiões foram compostas. São elas: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I, Ribeirão Preto II, São Paulo e Sorocaba.

Nesta estruturação, estão divididas as seis arquidioceses, as três eparquias e as 36 dioceses paulistas. A partir das sete sub-regiões, incentivada pela Presidência do Regional, e animada pelos responsáveis locais, o trabalho orgânico de evangelização vai se estruturando por meio da união dos bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral e agentes de pastorais, movimentos e serviços eclesiais que, nas comunidades, são sal da terra e luz do mundo (Cf. Mt 5,13-14).

Um dos meios de fomentar a pastoral de conjunto entre as arquidioceses, dioceses, eparquias, bem como com os organismos vinculados ao Regional Sul 1, é a anual realização da Assembleia das Igrejas Particulares (AIP).

Como indica o Regulamento do Conselho Episcopal Regional (CONSER Sul 1), a AIP trata-se da expressão da “comunhão, participação e missão” da Igreja no Estado de São Paulo.

Com a missão de “contribuir para a reflexão sobre a vida da Igreja; possibilitar e promover a troca de experiências entre as Igrejas Particulares; avaliar a aplicação das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e propor pistas comuns de ação em vista de um consenso na pastoral orgânica, em nível regional” (Regulamento CONSER Sul 1), a 43ª edição da AIP acontecerá entre os próximos dias 14 e 16 de outubro, em Aparecida.

Com momentos de reflexão, oração e convivência fraterna, tendo por temática “Comunidades Eclesiais Missionárias numa Igreja Sinodal”, à luz do Sínodo dos Bispos (2021 – 2023) – “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, convocado pelo Papa Francisco, representantes eclesiais paulistas estarão unidos no Santuário Nacional.

Convidamos o clero, os agentes de pastoral e todo o povo fiel paulista à oração pelos participantes da AIP para que, aos pés da Mãe Aparecida, unidos em Nosso Senhor Jesus Cristo, eles possam motivar-nos à construção do Reino de Deus por meio do trabalho pastoral em nossas comunidades!

Fonte: CNBB Sul 1

#RegionalSul1 #CNBB #43AIP

Veja também:

Escala Diaconado Permanente – Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2022

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2022 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto.