Concentração Arquidiocesana da Rede Mundial de Oração do Papa

A Concentração Arquidiocesana da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) reuniu ao menos 500 participantes da Obra Pontifícia provenientes dos diversos grupos existentes nas paróquias da arquidiocese, em 30 de setembro, na paróquia Santa Teresinha Doutora, em Ribeirão Preto. No período de março a agosto foram realizados encontros de oração e formação por foranias, e a concentração arquidiocesana marcou o encontro celebrativo e conclusivo dos trabalhos. O assessor eclesiástico padre Pedro Ricardo Bartolomeu, comentou como foi o processo de trabalho da Rede Mundial de Oração do Papa neste ano de 2023: “A concentração foi a conclusão de uma série de encontros formativos que aconteceram por forania, ao longo do ano de 2023, por ocasião dos 150 anos de nascimento de Santa Terezinha, patrona do apostolado da oração. Os encontros foram conduzidos pelas religiosas do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que tem como fundadora a Beata Madre Clélia Merloni”.


A programação da concentração incluiu quatro momentos: a reflexão sobre Santa Teresinha do Menino Jesus e Sagrada Face, proferida pelo padre Paulo Henrique Martins; a missa presidida pelo arcebispo, Dom Moacir Silva; a apresentação do novo Assessor Eclesiástico Arquidiocesano: padre Danilo Barbieri; e a confraternização.

Encontros nas Foranias: Em preparação a Concentração Arquidiocesana da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), a coordenação arquidiocesana da Obra Pontifícia, organizou encontros de oração e formação nas foranias. O primeiro encontro, em 11 de março, reuniu as foranias São Sebastião, Santo Antônio Maria Claret e Santa Maria Goretti, na paróquia Santo Estevão Diácono. O segundo, em 27 de maio, agrupou as foranias Cristo Operário e Santo Antônio e Bom Jesus da Lapa, na paróquia São Mateus Apóstolo. O terceiro, em 17 de junho, congregou as paróquias da forania São Bento, na paróquia São Bento, em Cajuru. O quarto encontro, em 15 de julho, ocorreu na paróquia Imaculada Conceição, em Dumont, e reuniu as paróquias da forania Nossa Senhora Aparecida (Pontal, Sertãozinho, Cruz das Posses e Dumont). O quinto encontro foi realizado em 26 de agosto, na paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Bonfim Paulista, e contou com a participação das paróquias da forania São José (Cravinhos, Santa Rita do Passa Quatro, Guatapará e Luiz Antônio). Os encontros formativos nas foranias contaram com a presença das religiosas do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus: Ir. Maria Heloísa da Silva, ASCJ, e Ir. Djanira Conceição Alves, ASCJ, que apresentaram a espiritualidade da fundadora Beata Madre Clélia Merloni, e refletiram o seguinte carisma: “A Apóstola do Sagrado Coração de Jesus é chamada a ser no mundo e para o mundo a presença do Coração terno e misericordioso de Jesus, que ama, acolhe e se põe a serviço do irmão que sofre”.

Veja também: