Conselho Arquidiocesano de Pastoral recebe orientações sobre a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral esteve reunido na manhã deste sábado, 29 de maio de 2021, sob a presidência do arcebispo Dom Moacir Silva e a coordenação do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral. A reunião virtual, pela primeira vez, foi feita na plataforma de videoconferência Google Meet, e contou com a participação das seguintes representações: Arcebispo, Coordenador de Pastoral, Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, Vigários e Leigos Forâneos, Comissões Pastorais, e os Coordenadores das Pastorais, Movimentos e Serviços Arquidiocesanos.

O tema central da reunião foi a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe (Processo de Consulta Arquidiocesano), e também os seguintes assuntos: Sínodo dos Bispos 2023 (Fase Escuta Arquidiocesana), Censo Social e Comunicados Pastorais. A reunião teve início com a acolhida e saudação do arcebispo Dom Moacir, e na continuidade a apresentação da pauta e orientações gerais feitas pelo Padre Luís Gustavo Tenan Benzi, coordenador de pastoral, e sequência, a oração conduzida pelo Padre Alessandro Tenan, referencial do Pilar do Pão.

Fase de Escuta nas Dioceses do Sínodo dos Bispos 2023

O arcebispo Dom Moacir Silva apresentou informações sobre a 16.ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que traz o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, e será realizada em outubro de 2023, em Roma. O arcebispo comentou que este sínodo traz novidades por seguir o caminho sinodal e tem início em sua fase nas dioceses a partir de outubro de 2021. “O caminho sinodal vai começar em outubro com a grande escuta nas dioceses. O sínodo terá três momentos: o Papa irá abrir o Sínodo 2023, em 10 de outubro, em Roma, e no dia 17 de outubro, as dioceses abrem o processo de escuta diocesano, que vai até março de 2022. Nesse período as conferências episcopais terão que fazer uma síntese de todas as contribuições diocesanas. Depois, o segunda fase, o momento continental, onde as conferências episcopais terão o seu tempo até setembro de 2022, e por fim, o momento universal, o Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023. Então preparemo-nos porque em outubro deste ano devemos começar o sínodo aqui na arquidiocese com este momento de escuta. Cada diocese terá que preparar uma equipe para organizar esse processo, e as orientações ainda irão chegar para essa fase da escuta, e assim vamos começar o nosso caminho com todas as dioceses do mundo no dia 17 de outubro”, explicou Dom Moacir.

Caminho Sinodal do Sínodo dos Bispos

16.ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos – 2023
Tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”
Abertura do Sínodo em Roma: 09 e 10 de outubro de 2021
Abertura da Fase de Escuta do Sínodo nas Dioceses: 17 de outubro de 2021 (prazo final da escuta: março de 2022)
Fase de Escuta e Síntese das Conferências Episcopais: prazo final: abril de 2022
Fase Continental (Conferências Episcopais): setembro de 2022 até março de 2023
Fase da Igreja Universal: outubro de 2023 (Roma)

Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

O tema central da reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral consistiu nas orientações para o processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, processo coordenado pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), e que está marcada para acontecer entre 21 e 28 de novembro de 2021, na Cidade do México. Os conselheiros assistiram a um vídeo produzido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e apresentado por dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da entidade, que explica o passo a passo de como contribuir e colaborar com a Assembleia Eclesial. Na Arquidiocese de Ribeirão Preto o processo de escuta já está aberto e todas as instâncias eclesiais podem fazer a contribuição através de um link que dá acesso a um formulário digital. O link foi disponibilizado no grupo do Conselho Arquidiocesano de Pastoral e o prazo final para a devolutivas das respostas é 15 de agosto de 2021.

Fases da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe
21 a 28 de novembro de 2021, México (presencial e virtual)
Fase de Escuta: abril a junho (prorrogado até Agosto de 2021)
Fase de Escuta na Arquidiocese de Ribeirão Preto: prazo final até 15 de agosto de 2021

Acesso aos Subsídios da Assembleia (clique nos títulos):

Vídeo Passo a Passo da CNBB (Dom Joel)

Documento para o Caminho em direção à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Guia Metodológico do Processo de Escuta do Povo de Deus que peregrina na América Latina e no Caribe

Canais Oficiais da Assembleia

Acesse os Documentos: https://assembleiaeclesial.com.br/

Site oficial: https://asambleaeclesial.lat/

Facebook: https://www.facebook.com/asambleaeclesial

Youtube: Celam TV

Instagram: https://www.instagram.com/asambleaeclesial/

Censo Social Arquidiocesano

O último assunto da reunião foi apresentado pelos referenciais do Pilar da Caridade, Diáconos Francisco Alves Ferreita Neto e Ricardo Rodrigues Nogueira, que apresentaram o resultado parcial do Censo Social Arquidiocesano, que servirá para um trabalho mais integrado das Pastorais Sociais e dos diversos trabalhos sociais e caritativos desenvolvidos na Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Encerramento

Ao término da reunião, antes da bênção, Dom Moacir agradeceu a presença dos conselheiros e exortou a avançarmos na ação evangelizadora da Igreja. “Agradeço a presença de cada um e a atuação de cada um nos seus respectivos lugares de ação apostólica, temos um grande trabalho pela frente, a nossa participação na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, e acredito que nós vamos nos enriquecer mais ainda com este trabalho a nossa ação evangelizadora vai ficar mais enriquecida porque vamos nos debruçar sobre estes temas todos que fazem parte da nossa caminhada pastoral evangelizadora no dia a dia”, finalizou o arcebispo.

Secretariado Arquidiocesano de Pastoral
Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Ribeirão Preto

 

Veja também:

V Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida

A Arquidiocese de Ribeirão Preto realiza a V Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, no dia 25 de setembro (sábado). A missa no altar central do Santuário será presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, às 9h (da manhã).