Conselho Permanente aprovou o caminho a ser percorrido até aprovação das novas Diretrizes de Evangelização no país em 2026

O arcebispo de Santa Maria (RS) e coordenador do grupo de redação das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil apresentou aos membros do Conselho Permanente, na tarde de 2 de julho, o processo feito na elaboração do texto das novas diretrizes, o que levou quase 4 anos, bem como o caminho que será percorrido até a sua aprovação na 62ª Assembleia Nacional da CNBB que seria realizada este ano mas foi adiada para 15 a 24 de abril do próximo ano em função do falecimento do Papa Francisco.

Ao apresentar o percurso feito de elaboração das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, dom Leomar também reforçou que o texto busca responder às grandes transformações que impactam a vida da Igreja no Brasil no presente, como por exemplo as novas tecnologias, a transformação digital, o redesenho religioso no país e a crise climática.

Dom Leomar destacou ainda aspectos como a centralidade da missão no texto das diretrizes, fez um resumo dos principais temas, o formato e a linguagem do texto, a eclesiologia e a visão pastoral que sustentam as novas diretrizes e o método sinodal de redação.

O bispo reforçou que o método de elaboração das diretrizes foi o da escuta e discernimento, com participação dos bispos em duas assembleias da CNBB, participação das dioceses, organismos e conselhos, conversa no espírito com prática espiritual e pastoral. “O texto final é expressão de comunhão e corresponsabilidade dos bispos e da Igreja no Brasil”, disse.

“A redação do texto não foi um ação isolada. É o resultado do esforço colegial dos bispos do Brasil, da Comissão de redação e é expressão da fé, esperança e caridade pastoral do episcopado e da Igreja no Brasil”, afirmou.

Passos até a votação na 62ª AG CNBB

O Conselho Permanente aprovou a sugestão da equipe de redação das diretrizes de o texto ser usado ainda como Instrumento Laboris (Instrumento de Trabalho) por dioceses e organismos eclesiais até o final deste ano. Para isto, foi encaminhado que o texto será diagramado e enviado às dioceses e organismos com uma proposta de metodologia detalhada de leitura e devolução das observações à equipe de redação até o final do ano.

Dom Leomar disse que a Comissão de Redação ainda vai incorporar no texto as inspirações vindas do pontificado de Leão XIV, as indicações de implementação do processo do Sínodo sobre a Sinolidade e as sugestões que ainda surgirão a partir da leitura final. A ideia, de acordo com o bispo, é enviar o texto, em janeiro de 2025 um Instrumento Laboris em vista da última leitura antes da 62ª AG CNBB.

Na tarde do segundo dia, os membros do Conselho Permanente aprovaram o novo Estatuto das Edições CNBB e homologaram os nomes da nova presidência do Conselho Nacional do Laicato (CNLB) eleita dias 19 e 22 de junho, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), no 8º Encontro Nacional e a sua 43ª Assembleia Geral Ordinária.

Fonte: CNBB

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar