Conselho Permanente: avaliação da 61ª AG, Diretrizes da Ação Evangelizadora e CF 2025 são destaques na tarde de terça-feira

Conselho Permanente: avaliação da 61ª AG, Diretrizes da Ação Evangelizadora e CF 2025 são destaques na tarde de terça-feira

Na parte da tarde desta terça-feira, 18 de junho, dando continuidade à reunião do Conselho Permanente da CNBB, o bispo de Paranavaí (PR) e referencial da Pastoral do Turismo, dom Mário Spaki, acompanhado do padre Manoel Filho, coordenador nacional da Pastoral do Turismo, apresentou aos bispos reflexões sobre a Pastoral.

Voltada a uma pastoral de evangelização 360º, padre Manoel Filho ressaltou que o foco da Pastoral está em evangelizar a vasta realidade do turismo no Brasil. “Ela não é a Pastoral do Turista, é do turismo, é algo mais amplo”, recordou aos bispos.

Na ocasião, padre Manoel apresentou a data, oficialmente, do IX encontro nacional da Pastoral, que acontecerá nos dias 7 a 10 de novembro, em Niterói, no Rio de Janeiro, ocasião em que consolida e dá continuidade no diálogo e na busca por práticas turísticas de fé pelo Brasil. Ele também provocou reflexões sobre o lugar da Pastoral, sobretudo na Conferência, e sua relação com a Pastoral dos Santuários.

Avaliação da 61ª AG CNBB

Na sequência, o bispo de Mossoró (RN), dom Francisco de Sales, apresentou os resultados da avaliação do episcopado brasileiro sobre a 61ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrida de 10 a 19 de abril, em Aparecida, São Paulo. Os bispos, padres e assessores foram consultados, por meio de um formulário, que considerou aspectos avaliativos dos expositores, horários das missas, retiro, encaminhamentos, dentre outras temáticas.

Nota-se, segundo os dados apresentados, que os indicadores “bom” e “ótimo” prevalecem em todos os itens avaliados. “Foi uma experiência importante para conhecer e se inteirar da caminhada sinodal da Igreja no Brasil”, disse uma das avaliações.

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE)

Dando continuidade à reunião, dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS) e membro da equipe que elabora o texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja no Brasil (DGAE), fez uma memória do trabalho feito na 61ª Assembleia Geral da CNBB, no que tange à elaboração do instrumento de trabalho das Diretrizes.

Foi apresentada a estrutura do texto, a partir das considerações feitas na Assembleia, para que o Conselho Permanente pudesse apreciá-lo. Na oportunidade, a partir dos destaques do texto, os bispos teceram comentários.

Campanha da Fraternidade 2025

No fim da tarde, o padre Jean Poul Hansen, secretário-executivo de Campanhas da CNBB, apresentou a data do próximo Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade de 2025. A iniciativa vai acontecer de 26 a 29 de setembro, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF). São convidados a participar 2 articulares e 1 comunicador de cada regional da CNBB. A CF de 2025 tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

O padre também falou sobre o progresso do Projeto “Capacita em Rede”, uma parceria entre a CNBB e o IF Sul de Minas, que oferece cursos rápidos e gratuitos nas áreas de tecnologia e formação profissional. Por fim, apresentou o tema da Campanha para a Evangelização deste ano, que é “Jesus, nossa esperança, habita entre nós” e o lema “É nossa missão anunciá-lo”.

Fonte: CNBB

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar