Crianças se vestem de santos para celebrar a Solenidade de Todos os Santos em Cajuru e Serrana

A festa da vida e da santidade expressa nas virtudes dos santos e santas da Igreja, marcou a celebração da Solenidade de Todos os Santos, em 6 de novembro, na paróquia Cristo Rei, em Cajuru, e na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Serrana, na Arquidiocese de Ribeirão Preto. As crianças da catequese de ambas as paróquias foram incentivadas a representar os santos e santas da Igreja Católica, em sinal da devoção e reconhecimento das virtudes e do testemunho da santidade.

Paróquia Cristo Rei realizou pelo quinto ano a Festa das Virtudes

A Paróquia Cristo Rei, em Cajuru, realizou pelo quinto ano consecutivo a Festa das Virtudes, para celebrar a Solenidade de Todos os Santos com as crianças, no sábado, 5 de novembro. A ideia surgiu inicialmente das muitas iniciativas, no Brasil e no exterior, de aproveitar o Dia de Todos os Santos para, de uma maneira lúdica, ensinar as crianças sobre esses homens e mulheres que sempre seguiram a vontade de Deus em suas vidas, dando um exemplo de como persegui-la nos mais diferentes estados de vida.

As crianças da paróquia, principalmente as da catequese, foram convidadas a virem vestidas de santos, santas e algumas de anjos, ocasião em que receberam a acolhida carinhosa e alegre da comunidade paroquial e do pároco, padre Nivaldo Aparecido Gil, que é grande incentivador do evento.

As crianças, vestidas de santos e anjos, participaram da Santa Missa, e ficaram aos pés do altar, representando a Igreja triunfante que reza conosco.

Após a Eucaristia, ocorreu a distribuição de doces para as crianças, oferecida pela comunidade. Esse ano, além dos doces, também aconteceu uma festa, com algodão doce, pipoca, churros e até um pula-pula, coisas que foram partilhadas na simplicidade, mas que fizeram a alegria de crianças e pais, que aproveitaram boa parte da noite de sábado com suas crianças na Igreja.

Esperamos sempre poder realizar essa iniciativa, que muito nos felicita, bem como às crianças e às famílias, e é uma verdadeira catequese sobre os santos e as virtudes da santidade.

@cristoreicajuru


Solenidade de Todos os Santos na paróquia Sagrado Coração de Jesus em Serrana

A paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Serrana, realizou a “1° Festa de Todos os Santos” vestindo crianças e adolescentes da comunidade com roupas de Santos e Santas, no total foram 115 pessoas, sendo 81 da Matriz Sagrado Coração de Jesus e 34 da Quase Paróquia São José. A iniciativa do evento partiu do pároco padre Marcelo Pereira de Andrade e do vigário padre Danilo Barbieri, que organizou uma equipe responsável para a realização do mesmo e deu os primeiros passos e orientações, após isso, aconteceram as inscrições nas missas, a reunião com os pais que abraçaram o evento e um sorteio para escolher o santo (a) de cada criança/adolescente, e também uma breve formação de evangelização explicando o sentido da festa e de vestir as crianças de Santos nos dias atuais, onde vestir crianças de bruxas, vampiros e demais fantasias no Halloween é mais importante para a sociedade e redes sociais.

@pascomsagradocoracao

Ao todo foram quarenta dias de preparação e criação do figurino e acessórios dos santos, e neste período cada um estudou a vida do seu santo (a) juntamente com seus pais. No dia da solenidade, a equipe preparou carinhosamente cada um com seus figurinos e realizou um ensaio fotográfico. Foram acolhidos na celebração, sendo chamados cada um pelo trecho da história de seu santo (a). Ao término da missa, foram presenteados pela Matriz e equipe de costureiras com algumas lembranças. O gesto mais lindo foi dos próprios pais que doaram todos os figurinos para o acervo, ficando assim prontos para outras crianças usarem no próximo ano.

@@saojoseserrana

Colaboração:

Cristo Rei (Cajuru)
@cristoreicajuru

Sagrado Coração de Jesus (Serrana)
@pascomsagradocoracao

Quase Paróquia São José (Serrana)
@saojoseserrana

Veja também:

Inscrições para o Curso Estudos Bíblicos 2023

A Escola Bíblica da Arquidiocese de Ribeirão Preto retoma as atividades formativas do “Curso Estudos Bíblicos” com a abertura de novas turmas para este ano de 2023. O curso conta com 12 módulos e tem a duração de três anos (março/junho e agosto/novembro).