Cruz das Posses acolhe novo pároco

O padre Luiz Augusto Olivo Camargo, foi empossado canonicamente como novo pároco da paróquia Santa Cruz, em Cruz das Posses, Sertãozinho, no dia 14 de março, em missa com rito de posse canônica, presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva e concelebrada por alguns padres da arquidiocese e também de outra diocese, a presença de diáconos e paroquianos. Padre Luiz Augusto foi transferido do Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Seixas, em Ribeirão Preto, onde exerceu a função de vigário paroquial no período de 07 de junho de 2018 até 13 de março de 2021. Ele substitui o padre Reginaldo Augusto Belém, pároco no período de 31 de dezembro de 2018 até 13 de março de 2021. Em razão dos cuidados da prevenção da Covid-19 a Igreja pode acolher 30% de sua capacidade máxima de fiéis sentados. A celebração foi transmitida pela equipe paroquial da Pastoral da Comunicação na página do Facebook da paróquia.

Rito de Posse – Após a saudação inicial, o arcebispo dom Moacir Silva, solicitou a leitura do decreto de nomeação, em seguida, o padre Luiz Augusto fez a profissão de fé diante do arcebispo e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebeu das mãos do arcebispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Depois da homilia, o padre Luiz renovou as promessas sacerdotais e o arcebispo lhe entregou as chaves do sacrário e ambos se dirigiram à Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração. Na sequência, o padre Luiz prestou o juramento de fidelidade e o arcebispo o declarou empossado.

Na homilia, após refletir a Liturgia da Palavra, o arcebispo recordou aspectos importantes que devem ser valorizados e cultivados na missão do pároco em sua relação com a comunidade paroquial. O arcebispo destacou as diversas atribuições da missão do pároco, entre elas, o dever de ensinar (pregar a Palavra de Deus), governar e santificar o Povo de Deus; e indicou aos paroquianos o compromisso de zelar pela amizade sincera, disponibilidade para auxiliar na missão e a oração diária pelo pároco.

Acolhida

Antes dos ritos finais, a comunidade paroquial dirigiu mensagem de acolhida ao novo pároco, padre Luiz, e agradecimento ao padre Reginaldo: “É com muita alegria que a nossa paróquia Santa Cruz recebe o nosso novo pároco. Seja bem-vindo padre Luiz Augusto! E a partir de agora entre nós será membro de cada família. Compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como pastor que cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho. Ao receber a convocação do arcebispo Dom Moacir, e em virtude da obediência, o senhor ofereceu o seu consentimento ao chamado. O chamado a abraçar a sua nova missão, sua nova paróquia. Não quis tapar os ouvidos ao chamado de Deus para conduzir uma nova comunidade dando a sua total obediência a Igreja. Nós te abraçamos e te recebemos com amor. Sabemos que vai conquistar e ser conquistado por essa paróquia. Saiba que criamos expectativas novas e contínuo entusiasmo e estávamos ansiosos por sua chegada. Tenha uma certeza, em tudo que acontece com a Igreja nas suas várias instâncias, a mão de Deus prevalece como fio condutor. Nessa perspectiva de fé queremos agradecer ao querido padre Reginaldo que por mais de dois anos dedicou-se como zeloso pastor e deixou-nos um grande legado espiritual e pastoral. Que Deus nosso Pai, a Virgem Maria, o abençoe e o acompanhe em sua nova missão. Caríssimo padre Luiz Augusto, essa comunidade agora é sua. Desejamos que sempre viva com entusiasmo os ensinamentos de Cristo propagando o amor fraterno e promovendo a partilha na comunidade. Seja mensageiro da boa nova alimentando a nossa fé na presença viva de Jesus na Eucaristia”, expressou a comunidade paroquial.

Nos agradecimentos, padre Luiz, manifestou a alegria de estar assumindo o ofício de pároco e o compromisso de caminhar junto com a comunidade paroquial. “Agradeço imensamente a acolhida. Venho de coração aberto para amar a paróquia, amar cada um de vocês, como disse meu pároco de origem: ‘ame, simplesmente ame’. Meu coração vem aberto. Vocês por mim e eu por vocês, mas todos pela Igreja. Obrigado Dom Moacir, pela confiança filial, obrigado padre Pedro pelo tempo que partilhamos juntos. Todos nós temos medos, então vamos caminhar juntos, partilhar a vida juntos, aprender aos poucos, e só se é capaz de amar quando se conhece. Vocês são meu e eu sou vosso”.

Padre Reginaldo na diocese de São José do Rio Preto

O padre Reginaldo Augusto Belém a partir do dia 16 de março deu início a uma experiência de um ano na Diocese de São José do Rio Preto. Lá exercerá o ministério presbiteral como administrador paroquial da paróquia Santa Luzia, na Vila Sinibaldi, em São José do Rio Preto. No convite para a missa de acolhida agradeceu pelo início da nova missão: “Agradeço a Deus por estar aqui e tudo o que Ele fez em minha vida. Me confiou comunidades maravilhosas e abençoadas e hoje me coloca à frente junto com esse povo da Paróquia Santa Luzia em Rio Preto. Conto com as orações de todos”.

Jurucê tem novo vigário paroquial

O Padre Ednaldo Antônio Marfil de Jesus, após um período de exercício do ministério presbiteral na Diocese de Limeira, no período de 2017 a fevereiro de 2021, na quase paróquia São José Operário, em Conchal, retorna a Arquidiocese de Ribeirão Preto. Padre Enaldo foi nomeado vigário paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Jurucê, Jardinópolis.