Delegado Sinodal fala aos bispos paulistas: “Sínodo não é um evento, mas um longo processo

O bispo diocesano de Camaçari, na Bahia, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, foi acolhido na Assembleia do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na manhã de quarta-feira, 4 de junho. O epíscopo, que participou das duas sessões da Assembleia Sinodal em Roma, sublinhou que o “Sínodo não é um evento, mas um longo processo”.

Um documento permeado pela Palavra de Deus

“Quando as conclusões eram fruto de clima orante e discernido, percebia-se muita maturidade”, partilhou Dom Dirceu. Apoiado nessa certeza, o bispo apresentou os seis blocos do documento final. “Ainda temos um longo caminho a percorrer para entender o que é sinodalidade”, partilhou.

A conversão pastoral e permanente, tema tão sublinhado no Documento de Aparecida, aparece permeado no Documento Final do Sínodo. “Fico pensando se essas indicações não vieram da 5ª Conferência”. Recordando que a pastoral não se faz por decreto, Dom Dirceu que o método de discernimento jesuítico foi bem utilizado na caminhada sinodal. “Se a gente não cria o vínculo primário (Comunidades Eclesiais Missionárias), a gente não consegue evangelizar”, completou.

Lupa para leitura

Com base nas práticas sinodais que precisam ser fortalecidas, Dom Dirceu lançou duas perguntas para nortear o entendimento do Documento Final com especial cuidado para que a sinodalidade não vire um slogan.

Lembrando que o método (Conversa no Espírito) contribuiu para o resultado do Sínodo, o bispo tomou homilia do Cardeal Grech para concluir a partilha. “Nesse mundo fragmentado, a comunhão da Igreja é um sinal profético para o próprio mundo”, finalizou com pensamento de Sua Beatitude Ibrahim Issac Sidrak: “Talvez não seja tanto necessário fazer coisas novas, mas fazer novas as coisas”.

Pascom | Regional Sul 1

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar