Dia Nacional da Juventude reuniu 1,4 mil jovens em Altinópolis

Dia Nacional da Juventude reuniu 1,4 mil jovens em Altinópolis

No dia 29 de outubro, na cidade de Altinópolis, a paróquia Nossa Senhora da Piedade acolheu o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2023. Foram momentos marcantes nos quais nossos jovens se reuniram para celebrar sua juventude e partilhar alegrias, dores e esperanças.

Em comunhão com toda a Igreja do Brasil, a temática meditada foi: “E todos ficaram saciados”, texto do Evangelho de Lucas e que segue a temática proposta nesse ano para a Campanha da Fraternidade, como de costume. A grande pergunta foi: “Do que nossa juventude tem fome? ” E os jovens ressoaram unânimes: “Tem fome de Deus’.

Mais de 1,4 mil pessoas participaram do momento. Os jovens se concentraram na praça da Matriz e seguiram em caminhada até o Ginásio de Altinópolis, local onde ocorreu o evento. Durante o dia, houve partilha, reflexões, meditações, música, espiritualidade e muita animação. As apresentações e momentos foram realizados por padres, jovens, religiosas, seminaristas e o arcebispo, todos pertencentes à nossa arquidiocese, expressando um rosto próprio da nossa juventude, original, não fotocópia de outras realidades.

Foi um verdadeiro dia de sol na vida de nossos jovens, que puderam vivenciar uma experiência de encontro com Cristo Jesus, na partilha da experiência com o ressuscitado com os demais irmãos e irmãs. Durante o encontro os padres presentes atenderam confissões e haviam jovens, irmãs e seminaristas disponíveis para dialogar e auxiliar os jovens no caminho vocacional.

Além disso tudo, houve um belíssimo momento de adoração eucarística no qual o pão que sacia toda a fome esteve no centro do ginásio, rodeado por toda a juventude de nossa Arquidiocese que encontrando nele seu lugar, pediu e foi saciada por sua graça.

No final da tarde, dom Moacir presidiu a celebração eucarística, que contou com a presença de padres e diáconos da arquidiocese, reafirmando o chamado e o compromisso de rejuvenescermos a nossa Igreja. O arcebispo realizou a bênção de envio dos jovens que participarão do projeto Emaús e anunciou o local do DNJ 2024: Paróquia São Francisco de Assis, no Castelo Branco Novo, em Ribeirão Preto.

Por fim, na presença de Maria, nossos jovens se despediram do DNJ e retornaram às suas missões nas comunidades, movimentos, pastorais, serviços, com a missão de fazer brilhar a luz de Cristo para os irmãos de comunidade e criar dias de sol na noite escura de tantos que precisam sentir a presença do Cristo que vive e nos quer sempre mais vivos!

Vinicius Fabbio Carrocini
Assessor Jovem Setor Arquidiocesano de Juventude

Fotos: Rodrigo Martins

Veja também: