Diáconos relatam trabalho de recuperação de pessoas em situação de rua

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND), através da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC), realizou a segunda live com o tema “Diaconia em Assistência Social”, na noite de 04 de maio de 2021, de forma virtual, transmitida pelo YouTube e Facebook da CND. Participaram da live os Diáconos Edson Medeiros, de Mogi das Cruzes-SP, e Francisco Alves Ferreira Neto, (da Arquidiocese de Ribeirão Preto – SP).

Os dois diáconos trabalham com assistência social a pessoas em situação de rua e que enfrentam problemas com dependência química. Para atender a estas pessoas, o Diác. Francisco Alves criou a “Comunidade Missionária Divina Misericórdia”. A organização tem Estatuto Canônico já aprovado e realiza os trabalhos a partir de ajudas espontâneas de pessoas ou parcerias. “Nosso trabalho acolhe e recupera pessoas em situação de rua, através de casas femininas e masculinas. São nove casas em Batatais e em Ribeirão Preto. Através deste trabalho, muitas pessoas conseguiram restaurar a própria vida. Algumas constituíram família, outras agora são nossas parceiras, ajudando a recuperar outras pessoas”, relatou o Diác. Francisco.

O Diácono Edson Medeiros relatou que começou o trabalho fazendo entrega de sopa às pessoas que viviam em situação de rua. “Depois de algum tempo fazendo esse trabalho, comecei trazer essas pessoas para a minha casa, onde tomavam banho, dormiam e comiam. Enfim, eu perdi a minha privacidade”, relatou. Ele disse que, meio a essa situação, um dos padres da paróquia o ajudou a organizar o trabalho. “Ele me disse que eu não poderia continuar com aquela situação e me ajudou”, disse. Mais organizado, ele e o Padre conseguiram, junto à Diocese, disponibilização de um sítio onde, atualmente, são acolhidas as pessoas. De forma semelhante ao Diác. Francisco, o Diác. Edson também acolhe e recupera pessoas em situação de rua e dependência química. “O trabalho que fazemos não é assistência social, é Caridade, baseada no Evangelho de Jesus Cristo”, assegurou o Diác. Edson.

Imagem: Alan Venâncio

Fonte: https://cnd.org.br/publicacao/diaconos-relatam-trabalho-de-recuperacao-de-pessoas-em-situacao-de-rua/1139 

 

Veja também:

V Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida

A Arquidiocese de Ribeirão Preto realiza a V Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, no dia 25 de setembro (sábado). A missa no altar central do Santuário será presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, às 9h (da manhã).