Diocese de Caraguatatuba sediou assembleia regional da Pastoral Carcerária

A diocese de Caraguatatuba sediou nos dias 21 a 28 de abril, em São Sebastião (SP), a Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária do Regional Sul 1 da CNBB, num clima sinodal de comunhão e participação. Os 70 agentes da Pastoral Carcerária provenientes das 7 sub-regiões refletiram diversos temas, entre eles: a justiça restauradora e o relacionamento com as instituições prisionais e espaço para troca de experiências e partilha da realidade da pastoral carcerária no estado de São Paulo. Da Arquidiocese de Ribeirão Preto (sub-região RP-1) participaram os agentes da Pastoral Carcerária: Padre Rafael Carlos dos Santos Ribeiro (Capelão), Diácono Antônio Carlos dos Santos, Samuel Melo, Lucimélia Albuquerque e Sérgio Trevisan.

Na Assembleia deste ano houve a eleição da nova coordenação estadual, que ficou assim composta: Padre Marcos Alves da Silva, da diocese de Guarulhos, como coordenador; Fabrício Augusto Simões Martins, como vice-coordenador; e Anderson José da Silva como secretário.

Agradecemos o trabalho da coordenação anterior bem como de toda equipe que nos acolheu, em nome de Dom José Carlos Chacorowski. Nosso muito obrigado aos membros da coordenação nacional que se fizeram presentes durante toda a assembleia. Nós, agentes da pastoral carcerária: leigos, padres, diáconos e bispo encerramos a assembleia com novo ardor missionário e alegres na esperança em Cristo ressuscitado!

Pastoral Carcerária
Arquidiocese de Ribeirão Preto

Veja também:

Mensagem “URBI ET ORBI” do Papa Leão XIV – Páscoa 2026

Cristo ressuscitou! Feliz Páscoa! Desde há séculos, a Igreja canta exultante o acontecimento que é a origem e o fundamento da sua fé: «O Senhor da vida estava morto / mas agora, vivo, triunfa. / Sabemos e acreditamos: / Cristo ressuscitou dos mortos: / Ó Rei vitorioso, / tende piedade de nós» (Sequência Pascal).

Comissão Arquidiocesana de Liturgia realiza encontro formativo: “Preparando a Celebração do Batismo”

A Comissão Arquidiocesana de Liturgia realizará, neste ano, a formação “Preparando a Celebração do Batismo”. Neste primeiro momento, o encontro será oferecido às paróquias das foranias São José e São Bento, sendo aberto a todos os fiéis: padres, diáconos e membros da Pastoral do Batismo, catequistas, auxiliares da celebração do Sacramento, cantores e instrumentistas, acólitos e todos aqueles que colaboram na preparação do espaço litúrgico