Diocese de Ribeirão Preto celebra 113 anos de criação

Parabéns a todos os fiéis arquidiocesanos! Estamos em festa pela celebração dos 113 anos de criação da diocese! Deus seja louvado!

A cidade de Ribeirão Preto foi fundada a 19 de junho de 1856, a partir de doação feita para formar o Patrimônio de São Sebastião do Ribeirão Preto, de terras desmembradas, demarcadas e doadas da Fazenda Retiro e Retiro da Barra. Tornou-se paróquia aos 16 de julho de 1870 e o seu primeiro vigário foi o Padre Ângelo Philidory Torres.

Quando o Estado de São Paulo possuía apenas uma Diocese, com sede na Capital paulista, o Papa Pio X houve por bem criar cinco outras Dioceses: Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, Botucatu e Taubaté, no dia 7 de junho de 1908, pela Bula “Dioecesium Nimiam Amplitudinem”, executada a 8 de outubro de 1908. Dom Alberto José Gonçalves, primeiro Bispo, tomou posse da diocese de Ribeirão Preto a 28 de fevereiro de 1909.

Rezemos Juntos pelo fim da pandemia e pela saúde e bem-estar do Povo de Deus!

Leia mais: História da Diocese de Ribeirão Preto

Veja também:

Impasses e conquistas de uma Igreja em construção

A celebração dos 115 anos da criação da Diocese de Ribeirão Preto é a oportuna ocasião para se pensar a história dessa Igreja particular, integrar-se nos seus acontecimentos do presente e, também, pôr em questão o seu futuro tendo vista a sua valiosa história.