Dioceses partilham os desafios na organização da Pastoral da Educação

A Pastoral da Educação realizou, em 24 de junho, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Ribeirão Preto, o encontro dos representantes das dioceses das sub-regiões RP-1 e RP-2: Franca, Jaboticabal, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Catanduva, Jales, Votuporanga e Barretos.

Com o tema: “Uma visão panorâmica dos desafios da Educação: respostas da Pastoral da Educação para estes desafios e organização”, o encontro reuniu coordenadores e assessores eclesiásticos diocesanos, agentes de pastoral das dioceses, e contou com a presença de Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano de Franca.

Abertura: Na abertura do encontro, o arcebispo dom Moacir Silva esteve presente, dirigiu breve mensagem de acolhida, e na sequência os participantes acompanharam as mensagens de vídeo enviadas por Dom Francisco Agamenilton Damasceno, membro da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB; do padre Júlio César Evangelista Resende, OSC, assessor nacional para a educação; e de Dom Tarcísio Scaramussa, referencial para a Pastoral da Educação no Regional Sul 1 da CNBB.

Na primeira parte do encontro, no período da manhã, foram refletidos os principais documentos da Igreja relacionados a Pastoral da Educação, seguido de partilha em grupos e o plenário. No período da tarde, os temas abordados buscaram apontar os caminhos para a organização da Pastoral da Educação. Um dos pontos fortes do encontro foram as partilhas das diversas realidades a partir dos desafios e dos avanços dos trabalhos da Pastoral da Educação nas dioceses das sub-regiões.

@pastoraleduarquirp

Veja também:

Ano da Oração

Na preparação do Jubileu 2025, o ano de 2023 foi o ano voltado à redescoberta dos ensinamentos conciliares, contidos principalmente nas quatro Constituições do Vaticano II: Dei Verbum (DV), Sacrosanctum Concilium (SC), Lumen Gentium (LG), Gaudium et Spes (GS). O ano de 2024 é dedicado inteiramente à oração, avançando na preparação para o Jubileu 2025: “Peregrinos de Esperança”