A Arquidiocese de Ribeirão Preto lançou, em 6 de outubro, no Auditório Meira Júnior (Theatro Pedro II), em Ribeirão Preto, o documentário “Um bispo entre o povo”. A idealização e realização do projeto buscou rememorar Dom Bernardo José Bueno Miele, 4º Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto no centenário de seu nascimento. A exibição do documentário, na sala do Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, reuniu ao menos 180 pessoas, entre padres, diáconos, seminaristas, professores, estudantes, autoridades civis, representantes da sociedade civil, e leigos das diversas paróquias da arquidiocese, em uma noite marcada por encontros de gerações, de unidade, e principalmente por realçar o projeto do Arquivo Metropolitano de revitalizar os estudos da história eclesiástica de Ribeirão Preto.
Na abertura do lançamento do documentário, antes da exibição, o historiador Bruno Paiva Meni, responsável pelo Arquivo Arquivo Metropolitano “Dom Manuel da Silveira D’Elboux” e diretor do documentário, comentou a relevância da produção que recorda a vida e trajetória pastoral de Dom Miele em Ribeirão Preto. “Essa é uma noite valiosa para a Arquidiocese de Ribeirão Preto. A presença de cada um hoje nesse auditório é importante para celebrarmos, todos juntos, em unidade. Diz o Papa Francisco que ‘a memória cristã é como o sal da vida: sem memória não podemos ir em frente’, portanto hoje cumprimos um dever próprio dos cristãos: lembrar de quem primeiro trilhou os caminhos que hoje podemos caminhar. Essa ocasião é válida para lembrarmos Dom Miele, zeloso arcebispo que cultivou amizade com seu presbitério e com os leigos, esteve presente na sociedade civil e viveu sob a marca da simplicidade e do despojamento. Para além disso, rememoramos todos que com ele construíram a Arquidiocese tal como a conhecemos hoje”, comentou Bruno.
O diretor do documentário ainda falou da importância de investirmos no resgate histórico da arquidiocese. “Esse documentário integra um projeto do Arquivo Metropolitano cujo propósito é revitalizar os estudos da história eclesiástica de Ribeirão Preto. Desde 2020, realizamos diversos trabalhos a fim de levar ao contato da comunidade conteúdos que aprimorassem a compreensão da história do catolicismo e do desenvolvimento ao longo do tempo de Ribeirão Preto e de sua região, que compõe o território arquidiocesano”, lembrou Bruno.

O arcebispo Dom Moacir Silva, antes da exibição do documentário, dirigiu breves palavras a respeito da figura de Dom Miele. “Hoje vamos assistir ao documentário de Dom Miele no ano de seu centenário de nascimento, e nos 115 anos de criação da Diocese de Ribeirão Preto, no 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, e dentro do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade. Dom Miele era um bispo no meio do povo, um bispo que bebeu do Concílio Vaticano II, que tentou aplicar por todos os meios aqui na arquidiocese as intuições do Concílio. Basta olharmos a história dele já publicada que encontramos ali um bispo do Concílio aqui em Ribeirão Preto. Agradeço a Deus por estes antecessores tão dedicados a Igreja como Dom Miele. Agradeço a Deus por estes homens terem estado aqui conduzindo esta Igreja Particular de Ribeirão Preto”, expressou dom Moacir.
Auditório: A Arquidiocese de Ribeirão Preto agradece o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal da Cultura, e da Fundação Pedro II, pela cessão do Auditório Meira Júnior (teatro de câmara no subsolo) para a exibição do documentário que retrata a história, a cultura, a arte, e a vida da região de Ribeirão Preto.