Dom Moacir participa da reunião da Comissão Episcopal Representativa

Na quinta-feira, 17 de novembro de 2022, reuniram-se na sede do Regional Sul 1 da CNBB, em São Paulo (SP), os bispos do CONSER – Comissão Episcopal Representativa, para a última reunião anual.

De forma híbrida, participaram: o bispo diocesano de Mogi das Cruzes e presidente do Regional Sul 1 Dom Pedro Luiz Sthinghini, o vice-presidente Dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano de Guarulhos, o secretário Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano de São Carlos, o Cardeal e Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo de Sorocaba, Dom João Bosco Barbosa, bispo diocesano de Osasco, Dom José Carlos Chacorowski, bispo diocesano de Caraguatatuba, Dom Eduardo Malaspina, bispo auxiliar da diocese de São Carlos, e os secretários, Padre Michel Dos Santos (secretário administrativo) e Padre Thiago Faccini Paro (secretário executivo).

Dentre os assuntos da pauta, destacou-se a avaliação da Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) realizada no último mês de outubro na Arquidiocese de Aparecida, onde reuniram-se todas as representações diocesanas, coordenadores de pastorais, padres coordenadores diocesanos de pastoral assim como os Bispos assessores de Pastoral.

Destacou-se também a Visita ad limina, que, após quase 3 anos de Pandemia voltaram a encontrar-se com o Santo Padre, o Papa Francisco em Roma para a “ visita aos túmulos dos Apóstolos”, tradução de Visita ad limina apostolorum.

Mais um grande evento de destaque, foi o Congresso Eucarístico realizado nos dias 11 a 15 de novembro, na arquidiocese de Olinda e Recife (PE) com o tema “Pão em Todas as Mesas” e o lema “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”, momentos especiais marcados com celebrações, catequeses, shows, procissões e grande participação dos povos da região pernambucana como de todo país.

A reunião seguiu com as avaliações das distintas atividades e ações promovidas pelo nosso Regional como suas representações pastorais e missionárias já almejando planos e propostas para 2023.

Rezemos pelos nossos bispos para que possam conduzir os trabalhos e atividades de 2023 e continuar animando as representações pastorais de nosso Regional.

Fonte: CNBB Sul 1

Veja também:

Escala Diaconado Permanente – Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2022

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2022 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto.