Dom Moacir participa de reunião da Comissão de Redação do novo Estatuto da CNBB

Comissão de Redação, reunida em Brasília, enaltece participação do episcopado nas sugestões do novo Estatuto da CNBB

A Comissão de Redação do Novo Estatuto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se nesta quinta-feira, (12), na sede da entidade, em Brasília (DF), para incorporar as sugestões do episcopado brasileiro apresentadas durante a 59ª Assembleia Geral, realizada de 25 a 29 de abril.

O arcebispo de Ribeirão Preto (SP) e presidente da Comissão de Redação, dom Moacir Silva, enalteceu a participação do episcopado brasileiro no processo de sugestões ao novo estatuto durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB. “Nós já tivemos outras reuniões com baixa contribuição e agora tivemos uma boa participação”, disse.

Os bispos sugeriram revisões quanto alguns artigos, especialmente quanto à questão dos bispos eméritos, do vínculo que a Conferência possui com alguns Organismos, da regulamentação dos regionais, do acordo Brasil-Santa Sé, da estrutura da presidência e de algumas questões de padronização de termos.

De acordo com dom Moacir, no preâmbulo, uma parte nova do Estatuto, e nas partes mais práticas, foram incorporados elementos que apontam para a missão da CNBB: missionária, evangelizadora e sinodal.

“Durante a 59ª AG CNBB e depois do evento, os bispos enviaram suas contribuições. Agora, durante essa reunião, vamos retomar todas as contribuições, avaliá-las e integrá-las ao texto que estamos elaborando. É um momento de acolher as contribuições e traduzi-las na linguagem canônica do Estatuto”, disse dom Moacir.

Próximos passos

A redação final, de acordo com o presidente da Comissão, deve ser enviada aos bispos para apreciação ainda antes da segunda etapa da 59ª Assembleia Geral, que será realizada em Aparecida (SP), nos dias 29 de agosto a 2 de setembro. Durante a etapa presencial, o documento será votado. Após aprovação do episcopado, a revisão do Estatuto da CNBB será submetida à Santa Sé para a aprovação definitiva.

O processo de sistematização é conduzido por uma Comissão de Redação, formada pelo arcebispo de Ribeirão Preto (SP), dom Moacir Silva; pelo bispo auxiliar de Brasília (DF), dom José Aparecido Gonçalves de Almeida; e pelos padres Ewerton Fernandes Moraes, Tarcísio Pedro Vieira, Alberto Montealegre e Valdir Manoel dos Santos.

Fonte: CNBB

Veja também:

Episcopado paulista participa de últimos compromissos da Visita Ad Limina

Com encontros no Dicástério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, e na Secretaria de Estado da Santa Sé, bispos das regiões de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto se preparam para concluir agenda em Roma que teve início na última segunda-feira, dia 26. Ainda hoje, eles celebram Missa e têm reunião com a diretoria do Colégio Pio Brasileiro.

Arquidiocese celebra o Dia do Nascituro

A Arquidiocese de Ribeirão Preto celebrará no dia 8 de outubro, sábado, o Dia Nacional do Nascituro. O tema para a edição deste ano de 2022 é: “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”. A Pastoral Familiar e a Pastoral da Saúde da Arquidiocese unidas em defesa da vida promovem o Encontro e a Celebração do Dia do Nascituro

Novena de Natal da Arquidiocese de Ribeirão Preto 2022

A Novena de Natal 2022 da Arquidiocese de Ribeirão Preto já está à disposição das paróquias e dos grupos de novena. Mais uma vez temos a alegria de apresentar nossa novena para ajudar as nossas comunidades a saborearem a espiritualidade do Advento.