Dom Moacir participa de reunião do Consep em Brasília

Dom Moacir participa de reunião do Consep em Brasília

Nos dias 23 a 24 de maio, os novos bispos que compõem o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) se encontraram pela primeira vez na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Essa foi a primeira reunião com a nova formação, uma vez que a Presidência e os presidentes das 12 Comissões Episcopais permanentes da entidade foram eleitos durante a 60ª Assembleia Geral da entidade, realizada de 19 a 28 de abril deste ano, em Aparecida (SP).

Na pauta da reunião do primeiro Consep com nova formação foram tratados os seguintes temas: O Estatuto e Regimento da Conferência; Plano Quadrienal (2023-2027); Calendário de 2023; Escolha do tema da Campanha da Fraternidade 2025 e a composição e assessoria das Comissões Episcopais.

O arcebispo Dom Moacir Silva, que que presidiu a Comissão de Elaboração do Estatuto e também do regimento, foi convidado pela presidência da CNBB a participar da reunião do Consep. O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, em sua avaliação, destacou e agradeceu a presença do arcebispo de Ribeirão Preto (SP) e presidente da Assessoria Jurídico-Canônica da CNBB, dom Moacir Silva, “que é fundamental para diversas necessidades”.

Foto: Luiz Lopes Jr./CNBB

Fonte: CNBB

 

Veja também:

Ano da Oração

Na preparação do Jubileu 2025, o ano de 2023 foi o ano voltado à redescoberta dos ensinamentos conciliares, contidos principalmente nas quatro Constituições do Vaticano II: Dei Verbum (DV), Sacrosanctum Concilium (SC), Lumen Gentium (LG), Gaudium et Spes (GS). O ano de 2024 é dedicado inteiramente à oração, avançando na preparação para o Jubileu 2025: “Peregrinos de Esperança”