Dom Moacir preside missa no encerramento do ano jubilar da Casa Dom Luís

Dom Moacir preside missa no encerramento do ano jubilar da Casa Dom Luís

No dia 11 de agosto, às 19h30, aconteceu a Missa em ação de graças no encerramento das comemorações dos 50 anos da Casa Dom Luís, em Brodowski. A celebração foi presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, e contou com a presença de padres, diáconos e leigos. O Ano Jubilar teve como lema: “Sementeira de Discípulos Missionários”. Na ocasião foi lançado o livro: “Silêncio e missão: história da Casa Dom Luís”, do historiador Bruno Paiva Meni.

O arcebispo dom Moacir Silva destacou a importância da Casa Dom Luís (CDL) como espaço de formação, acolhida e convivência sendo referência para eventos e encontros. “Com o coração agradecido rendemos graças a Deus nosso Senhor pelo jubileu de ouro da Casa Dom Luís, casa idealizada pelo primeiro arcebispo de Ribeirão Preto Dom Luís do Amaral Mousinho, para ser um lugar de formação para os leigos e leigas, e ela há 50 anos tem cumprido esta missão. Um lugar que acolhe não só leigos, mas também religiosos, ministros ordenados, para que cada um tenha um espaço para reflexão, para formação, e muitas vezes para o próprio retiro espiritual. Louvamos a Deus por estes 50 anos da Casa Dom Luís e pedimos que ela sempre continue a realizar a sua vocação de ser espaço de formação e de espiritualidade para os fiéis da nossa arquidiocese e de outras arquidioceses e dioceses que procuram este espaço para um momento importante na vida do discípulo missionário”, disse o arcebispo.

O ecônomo da arquidiocese, padre Pedro Luís Schiavinato, valorizou o empenho e resgate histórico presente no decorrer do ano jubilar. “Acabamos de celebrar a santa missa de encerramento do ano jubilar da Casa de Retiros Dom Luís. Esta celebração durante todo o ano jubilar foi um momento muito rico, onde nós não somente celebramos os grandes feitos do Senhor na arquidiocese de Ribeirão Preto, no clero e nos leigos, mas também revivemos a história e juntamente fizemos história com todos os nossos fiéis que pertencem a nossa arquidiocese. É uma grande alegria poder celebrar bem e viver bem este momento reconhecendo todos os períodos históricos na nossa arquidiocese nesses 50 anos de existência da Casa Dom Luís que muito contribuiu para a formação dos nossos leigos, dos nossos padres, dos nossos seminaristas, e que hoje também aparece como uma grande sementeira de leigos para a arquidiocese de Ribeirão Preto, principalmente neste período em que o papa Francisco pede tanto a comunhão e a sinodalidade”, destacou padre Pedro.

Livro

Ao final da celebração eucarística jubilar houve o lançamento do livro “Silêncio e missão: história da Casa Dom Luís”, do historiador Bruno Paiva Meni. A obra resgata a história da casa de retiros e em sua composição traz os seguintes tópicos: Apresentação de Dom Moacir Silva; Prefácio da Profa. Dra. Nainôra Freitas; Introdução; parte I: O Ideal; Parte II: A construção; Parte III: A casa formadora; Parte IV: O tempo vindouro; Parte V: Os arcebispos que cuidaram da casa: vidas e contextos; Parte VI: Considerações Finais; e Anexos da Pesquisa. O historiador Bruno Paiva relata o objetivo do trabalho: “Por ocasião do cinquentenário da Casa Dom Luís desenvolvemos uma pesquisa durante mais de um ano, onde buscamos contar a história da casa de retiros por meio de uma pesquisa histórica. Então buscamos desde os objetivos passando pelos esforços de construção da Casa Dom Luís, rememorando Dom Luís do Amaral Mousinho que dá nome a casa, e o ideal de formação dos leigos e leigas”, finalizou Bruno.

Assista ao Vídeo da Missa Jubilar


Confira o Vídeo Institucional da Casa Dom Luís

 

Veja também:

Pastoral Arquidiocesana do Dízimo inicia cadastro dos coordenadores paroquiais

Com a inspiração no lema: “O Dízimo na comunidade de fé: missão e evangelização”, a Pastoral Arquidiocesana do Dízimo inicia uma ação para articular os trabalhos de formação dos agentes paroquiais. Para isso está disponível um formulário para o cadastramento dos coordenadores ou responsáveis paroquiais da Pastoral do Dízimo.