Dom Moacir visita paróquias atendidas pela Arquidiocese na Amazônia

O arcebispo dom Moacir Silva, de 23 a 29 de julho, visitou as paróquias atendidas pela Arquidiocese na Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara. A visita abrangeu as paróquias Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, atendida pelos padres Rodrigo Barcelos e Rodrigo José de Paula, em Manaus, e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, atendida pelo padre Aparecido Donizeti Maciel, em Careiro da Várzea. Neste ano o arcebispo foi acompanhado por dois jovens integrantes da Rede Arquidiocesana de Transmissão, Amanda Matos e Vinícius Carrocini, que conheceram e documentaram a realidade da missão arquidiocesana na região amazônica para o projeto “Conexão Rede Amazônia”.

O arcebispo dom Moacir explicou a importância da manutenção da ação missionária e a riqueza do trabalho missionário para os padres, seminaristas e leigos. “A arquidiocese de Ribeirão Preto tem um convênio com a arquidiocese de Manaus, na Região Norte 1 da CNBB. Este convênio reza que a arquidiocese de Ribeirão Preto mantenha dois padres na arquidiocese de Manaus, um padre na cidade de Manaus, e outro padre em uma cidade ribeirinha, e desde 2014, quando possível venho visitar os padres e as comunidades atendidas por eles. E, neste período de uma semana aproveito para visitar as duas comunidades, conversando com os padres e com os bispos daqui, nesse encontro de acompanhamento, de estar junto com os padres, motivando a missão, e aqui em Manaus não são só os padres que vem realizar a missão, diversos leigos e os seminaristas já vieram, sobretudo os seminaristas do Ano Pastoral que dedicam dois meses de trabalho missionário na arquidiocese de Manaus, os seminaristas do propedêutico fazem a experiência missionária de duas semanas, então é uma riqueza para a nossa arquidiocese essa experiência missionária”, explicou dom Moacir.

O padre Rodrigo Barcelos, ordenado presbítero em dezembro de 2021, assumiu em fevereiro deste ano seu primeiro trabalho paroquial e missionário na paróquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Manaus, e fala da importância da visita de dom Moacir. “A presença do nosso arcebispo dom Moacir aqui na ação missionária é sempre uma alegria. A presença dele incentiva a nossa missão aqui no Amazonas. É a presença de um pai que vem com suas palavras e presença nos incentivar cada vez mais e melhor vivermos a nossa missão nas duas paróquias, em Manaus e Careiro da Várzea. É um pouco de ansiedade também, pois é o bispo que vem e surgem algumas preocupações na escolha das atividades que desejamos fazer, mas é sempre uma alegria, porque dom Moacir tendo contato com esse povo, essa realidade que nós padres temos, faz com que ele possa adentrar, conhecer e compreender aquilo que vivemos e somar a experiência da missão”, falou padre Rodrigo.

Ação Missionária: A Arquidiocese de Ribeirão Preto, desde 2006, mantém uma colaboração missionária com a Igreja na Amazônia, denominada Ação Missionária Ribeirão Preto – Manaus e Itacoatiara. A Arquidiocese atualmente é responsável por três paróquias: uma na cidade de Manaus, uma no município de Careiro da Várzea e outra na Prelazia de Itacoatiara. Esta ação missionária, desde quando foi assumida, tornou-se uma grande e bela presença da nossa Igreja Particular junto à Arquidiocese de Manaus e a Prelazia Itacoatiara. Com o incentivo de Dom Moacir Silva os trabalhos tem recebido novo ânimo e revigoramento, impulsionando o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo naquela região!

Colaboração: Rede Arquidiocesana de Transmissão – @rede.arqrp

Você também pode ser um Missionário!

Faça sua doação para a Ação Missionária Ribeirão Preto – Manaus e Itacoatiara

Banco do Brasil
Agência 6504-8
cc.: 108400-3
CNPJ – 45.231.560/0001-95

A Igreja na Amazônia precisa da sua ajuda!

Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, desde 2006, mantém uma colaboração missionária com a Igreja na Amazônia, denominada Ação Missionária Ribeirão Preto – Manaus e Itacoatiara. Nossa Arquidiocese atualmente é responsável por três paróquias: uma na cidade de Manaus, uma no município de Careiro da Várzea e outra na Prelazia de Itacoatiara. Esta ação missionária, desde quando foi assumida, tornou-se uma grande e bela presença da nossa Igreja Particular junto à Arquidiocese de Manaus e a Prelazia Itacoatiara. Com o incentivo de Dom Moacir Silva os trabalhos tem recebido novo ânimo e revigoramento, impulsionando o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo naquela região!

Este Projeto nasceu quando a Arquidiocese de Ribeirão Preto atendeu ao apelo de Dom Luiz Soares Vieira, então Arcebispo de Manaus, que solicitou uma colaboração missionária para com sua Igreja Particular. No final do ano de 2005, Dom Arnaldo Ribeiro, então Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, enviou os padres Marcos Cândido e Nivaldo Aparecido Gil à Manaus, com a missão de, com os bispos locais, definirem as paróquias às quais a Arquidiocese Ribeirão Preto se responsabilizaria.

Em 02 de março de 2006, Dom Arnaldo Ribeiro, acompanhado do reitor do Seminário Maria Imaculada, padre Elviro Pinheiro da Silva Júnior, foram até Manaus para iniciar oficialmente o Projeto, acompanhando os dois primeiros padres: Acássio Ferreira Rocha e Nivaldo Aparecido Gil, destinados a assumirem duas paróquias: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Careiro da Várzea, e Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Manaus. Após a permanência em Manaus por uma semana, e depois de todas as reuniões previstas, Dom Arnaldo e Dom Luiz, firmaram um Convênio Missionário, isto é, o Projeto Missionário Ribeirão Preto/Manaus, por tempo indeterminado.

Desde então este, nossa Arquidiocese assumiu este Projeto e ele é uma grande e bela presença de nossa Igreja Particular na Arquidiocese de Manaus. Com Dom Moacir Silva os trabalhos tem ganhado novos ânimos e o incentivo para que a Igreja seja lá também anunciadora da Boa Nova de jesus Cristo!

Veja também: