Edição comemorativa do “Jornal Missão Manaus” relembra uma década de missão dos seminaristas no Amazonas

Edição comemorativa do “Jornal Missão Manaus” relembra uma década de missão dos seminaristas no Amazonas

Os quatro seminaristas do Seminário São José e Propedêutico Bom Pastor, da Arquidiocese de Ribeirão Preto, residentes na casa formativa do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski, realizaram de 6 a 19 de agosto de 2023, a experiência missionária no Amazonas. A missão foi acompanhada pelo reitor padre Marcus Vinícius de Miranda e a experiência da missão ocorreu na Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara, onde atualmente a arquidiocese atende duas paróquias: paróquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Manaus, e paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Careiro da Várzea. Os Seminaristas missionários participantes foram: Jerbson Costa Carvalho e Everson Francisco Silva, ambos da paróquia São João Batista (Bebedouro) pertencentes a diocese de Jaboticabal; e da Arquidiocese de Ribeirão Preto: José Eduardo dos Santos (Paróquia Santa Rosa de Viterbo) e Renan Henrique de Novais (Paróquia Santa Luzia (Sertãzinho).

Jornal: A publicação do “Jornal Missão Manaus”, edição no formato digital, relembra uma década de missão dos seminaristas no Amazonas, e traz uma série de testemunhos missionários e relatos da experiência missionária no Amazonas. A edição digital em formato tabloide conta com 17 páginas e as seguintes editorias: Palavra do Pastor, Palavra do Reitor, Editorial, Artigos, Reportagem, Retrospectiva, Fotos, Cultura e Testemunhos.

Apresentação

Na apresentação, o arcebispo Dom Moacir Silva, ressalta a importância da formação missionária e da presença dos seminaristas na ação missionária:

“Um dos objetivos da formação missionária é ajudar o seminarista a aprender a ser, de fato, um missionário que ama o povo do jeito que ele é, vê a realidade em que vive, escuta, com maior profundidade, suas aflições e alegrias, sente suas dores e esperanças, estuda e analisa as várias realidades e as traz para a oração pessoal e comunitária, partilha sua vida, estando sempre disponível para servir onde seja necessário.
Nossos seminaristas da Etapa do Propedêutico fizeram a experiência de ser missionários em nossa Ação Missionária Ribeirão Preto/Manaus neste ano. Vale a pena ver os testemunhos deles nesta edição do “Jornal Missão Manaus, uma década de história”, bem como algumas curiosidades. Com certeza, esses testemunhos dos seminaristas e dos ribeirinhos ajudarão todos nós a crescermos na consciência missionária e a entrarmos, cada vez mais, decididamente nos processos constantes de renovação missionária; assim, seremos cada vez mais Igreja em saída.
Agradeço aos seminaristas e ao pe. Marcus Vinícius pela disponibilidade missionária”.

Formação: A experiência missionária no Amazonas faz parte da formação dos seminaristas na dimensão missionária (formação presbiteral) no intuito de ajudar os seminaristas a viver a natureza missionária da Igreja.

Acesse aqui a edição do Jornal Missão Manaus

Veja também: