Edições CNBB publica versão em português do Documento “Por uma Igreja Sinodal em saída para as periferias”

Um ano depois da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que se realizou na Cidade do México, em 2021, a presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) apresentou o documento “Por uma Igreja sinodal em saída para as periferias”, cujas reflexões e propostas pastorais foram lançadas na sede do Dicastério para a Comunicação, no Vaticano, em outubro de 2022.

Agora, em janeiro de 2023, a Edições CNBB publicou a versão em português do Documento já o colocando disponível para venda em seu site e lojas físicas.

O texto oferece uma contribuição significativa para a reflexão e o caminho das comunidades em nosso continente, com a certeza de que “somos todos discípulos missionários em saída”.

O Documento compartilha com os diferentes membros do povo de Deus as grandes linhas pastorais discernidas na Assembleia Eclesial para orientar a ação evangelizadora futura. A autoridade do texto é dada por três instâncias interrelacionadas.

Por um lado, a nível eclesial, tem o valor e o poder de toda a Assembleia. No nível institucional, tem a autoridade de ser um texto que reúne as conclusões de uma Assembleia convocada e realizada pelo Celam, cuja presidência decidiu como elaborá-lo. No nível teológico tem o apoio e a fundamentação da Equipe de Reflexão Teológica, que trabalhou durante meio ano estudando e assimilando a documentação e as intervenções, aprofundando e sistematizando seu conteúdo, ordenando e projetando suas propostas evangelizadoras.

Conteúdo

Em termos de conteúdo, a primeira parte, intitulada “Sinais dos tempos na vida de nossos povos”, reflete a escuta de diferentes vozes e um olhar sobre algumas das realidades dos povos e da Igreja regional. A segunda parte é intitulada “Uma Igreja Sinodal e Missionária a serviço da vida Plena” e pretende compartilhar o que foi vivido e celebrado, reflexões que ligam os temas da sinodalidade, missão e fraternidade na comunidade.

A terceira parte, intitulada “Superabundância criativa em nossos caminhos para percorrer”, tem um caráter marcadamente pastoral. Seu objetivo é apresentar novos caminhos evangelizadores, além de formular e elaborar as orientações pastorais que emergiram do discernimento comunitário da Assembleia Eclesial.

Adquira o Documento (aqui).

Fonte: CNBB

Veja também:

Inscrições para o Curso Estudos Bíblicos 2023

A Escola Bíblica da Arquidiocese de Ribeirão Preto retoma as atividades formativas do “Curso Estudos Bíblicos” com a abertura de novas turmas para este ano de 2023. O curso conta com 12 módulos e tem a duração de três anos (março/junho e agosto/novembro).