Educação Católica e aprovação de regulamentos dos Regionais são destaque na manhã desta quarta-feira, durante Conselho Permanente

Educação Católica e aprovação de regulamentos dos Regionais são destaque na manhã desta quarta-feira, durante Conselho Permanente

A educação católica foi o primeiro tema em destaque na manhã desta quarta-feira, 19, segundo dia da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com a ajuda da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação, os bispos refletiram sobre o acompanhamento da identidade confessional de escolas, diante das demandas da sociedade e das preocupações dos pais sobre a questão educacional. Outro tema abordado pela manhã foi a aprovação de alterações nos regimentos dos Conselhos Episcopais Regionais (Consers).

Escolas de inspiração católica

A Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB apresentou ao Conselho Permanente um estudo sobre o acompanhamento de instituições educacionais de inspiração católica. A ideia é subsidiar a reflexão e favorecer o acompanhamento e a orientação do ensino confessional no país.

Junto com a Associação Nacional de Educação Católica (Anec), a Comissão levantou características e orientações, como linha pedagógica, organização curricular, práticas religiosas dentro do ambiente escolar e relações com outros grupos presentes na Igreja e na sociedade. Foram identificados também agrupamentos dessas escolas. Algumas estão ligadas a Novas Comunidades, outras a Movimentos Eclesiais e outras formadas por grupos de pais.

A comissão deu indicações para a reflexão da Conferência no sentido de acompanhar essas instituições e “orientar, tanto o clero quanto o laicato, sobre a natureza, a identidade e a missão das escolas católicas e os ajudar no discernimento espiritual e institucional para a abertura destas instituições”.

Novos regulamentos

Os bispos apreciaram, ainda pela manhã, as alterações em regulamentos de quatro Conselhos Episcopais Regionais da CNBB, com a assessoria canônica de dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto (SP). No processo de atualização do Estatuto e do Regimento interno da CNBB, os regionais também procederam com as alterações necessárias.

Assim, os regionais Sul 1, Sul 2, Centro-Oeste e Nordeste 3 enviaram para a primeira avaliação de dom Moacir, e hoje, coube ao Conselho Permanente aprovar as alterações. Foram validadas todas as alterações pretendidas.

Meio ambiente

Na noite de terça-feira, os bispos receberam o cientista Carlos Nobre, e puderam acompanhar uma palestra sobre os eventos climáticos extremos. Nobre é um dos mais relevantes cientistas do país nos estudos sobre o aquecimento global.

Fonte: CNBB

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar