Elevação da paróquia São Francisco de Assis e posse canônica do padre Washington em Sertãozinho

Nas celebrações do tríduo preparatório, nas festividades do padroeiro, o arcebispo dom Moacir Silva presidiu a missa de elevação à paróquia e posse canônica do padre Washington Luís do Nascimento, em 02 de outubro, segundo dia do tríduo, na paróquia São Francisco de Assis, no Jardim Campo Belo, em Sertãozinho, até então quase paróquia desde 2014. A missa reuniu grande número de fiéis, padres, diáconos, seminaristas e paroquianos.

Rito de Posse: Após a saudação inicial, o arcebispo dom Moacir Silva, solicitou a leitura da provisão canônica e do decreto de criação da paróquia, em seguida, o padre Washington fez a profissão de fé diante do arcebispo e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebeu das mãos do arcebispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Depois da homilia, o padre Washington renovou as promessas sacerdotais e o arcebispo lhe entregou as chaves do sacrário e ambos se dirigiram ao Santíssimo para um breve momento de oração. Na sequência, o padre Washington prestou o juramento de fidelidade e o arcebispo o declarou empossado.

Avançar na evangelização

Segundo padre Washington, que caminha com a comunidade desde 2014, houve um processo de amadurecimento da vida comunitária e paroquial e um gradual crescimento na vivência da fé e das exigências da evangelização. “Com muita vontade e muito entusiasmo assumimos a responsabilidade de conduzir a quase paróquia São Francisco desde o ano de 2014, e desde então, trabalhamos para uma conscientização de paroquialidade. Fomos fortalecendo o conselho de coordenadores de pastorais, para atender as necessidades de nossa região territorial. Nestes 10 anos, crescemos muito em números, maturidade, espiritualidade e também materialmente”.

Os paroquianos da comunidade São Francisco de Assis manifestaram a alegria pela elevação da condição de quase paróquia à elevação de paróquia, como revela padre Washington: “O desejo do povo sempre foi o reconhecimento desde esforço, e por conseguinte, ter a elevação à Paróquia. Desta forma, a notícia positiva para esse ato, foi acolhida com grande exultação e alegria. É notório o compromisso e disponibilidade de nossos paroquianos no cotidiano, e isso é uma graça que nos vem do Espírito Santo, que tem feito maravilhas aqui em nosso meio. Nos dias que decorreu o tríduo de nosso padroeiro e a festa da instalação de nossa paróquia ficamos em estado de graça, pois nossa comunidade estava devidamente preparada para esse dia. Peço a Deus que nos capacite cada dia mais, para que o evangelho seja sempre proclamado pelo nosso testemunho”.

Padre Washington conta com o apoio da comunidade paroquial para superar os desafios da caminhada de evangelização. “Contamos com a ajuda de Deus para que possamos superar os desafios do dia a dia, como acolher as famílias para processo de conversão e dar consciência para elas receberem os Sacramentos. O desafio de dar aos nossos paroquianos as condições necessárias da formação permanente e eles sempre se abrirem a esse compromisso. O desafio de concluir a construção de nossa Igreja Matriz São Francisco de Assis, e contamos com a providência de Deus para essas lutas. Desejo a todos os paroquianos copiosas bênçãos pela intercessão de nosso Padroeiro São Francisco, que nossa união, disponibilidade e alegria continue sendo nossas características”.

História: A história da comunidade São Francisco de Assis começou em 1993 com a criação de dois grupos de evangelização para percorrer as ruas do Bairro Cohab 6, onde as missas eram celebradas às quartas-feiras em uma humilde “Casinha da Fé”, um salão simples, na época pelo então padre, hoje Dom Ilson de Jesus Montanari. A fé do povo era intensa, e com o crescimento da cidade para essa região, logo vimos a necessidade de um espaço maior. Assim, mudamo-nos para outra casinha, ainda na mesma rua, onde as missas passaram a ser celebradas nos finais de semana e onde as primeiras salas de catequese foram abertas para acolher crianças e jovens.

Foi com grande surpresa e imensa gratidão que recebemos, em 2000, a doação pela Dona Edila Biagi de um terreno, pelas mãos de dom Ilson Montanari, e sob o amparo da paróquia São João Batista. Esse gesto de generosidade foi a semente inicial da caminhada para chegarmos a elevação paroquial. A partir desse presente divino, vimos a comunidade começar a tomar forma, impulsionada pelo amor e pela fé de cada um. Em 14 de outubro de 2000, foi celebrada a primeira missa no local em homenagem a São Francisco e presidida por dom Ilson. A comunidade começou a fincar raízes neste local.

Mas a fé do povo era grande demais para ser contida. Em meados de 2005, a comunidade continuou a crescer e chegamos ao ponto em que nem a nova casa não conseguia mais acolher a todos. A esta altura já éramos assistidos pela paróquia São Sebastião, e sob os cuidados do padre Ednaldo Antônio de Jesus Marfil, passamos então a acolher o povo de Deus na Escola Joaninha Gilbert, em paralelo, sonhávamos e trabalhávamos na construção do salão paroquial. Foram anos de espera, de serviço, de oração e de muita esperança. Cada missa, cada catequese, cada ação pastoral era um tijolo colocado no alicerce da nossa fé, até que, com imensa alegria, pudemos ver o salão paroquial erguido em nosso terreno e inaugurado em 22 de junho de 2009. Com a transferência do padre Ednaldo e a chegada do padre Deolindo Neto com tanto carinho, amor e dedicação foi-se dando continuidade aqui aos trabalhos.

Em meados de 2011, o padre Washington era vigário paroquial da paróquia São João Batista e, então foi transferido para a comunidade São Francisco, que já tinha missas aos finais de semana no salão paroquial e, com a graça de Deus em 11 de junho de 2014 ocorreu a instalação da Quase Paróquia São Francisco de Assis.

O que começou como um pequeno broto de fé cresceu, floresceu e se transformou no que somos e trabalhamos a cada dia para dar continuidade. Em 03 de outubro de 2018 iniciaram os trabalhos da obra para construção deste Templo que estamos e que ainda está em acabamento.

Hoje, mesmo que não tenhamos terminado totalmente, já somos Igreja de Cristo, porque, como São Francisco nos ensina, a verdadeira reconstrução não é apenas de um templo físico, mas de corações unidos pela fé. Cada celebração, cada momento vivido ao longo dessa caminhada, construiu a base sólida de uma comunidade que, com coragem, dedicação e amor, foi se formando no espírito de Cristo. Hoje deixamos de ser quase paróquia, a maturidade tomou conta de cada coração.

Neste dia especial, não podemos deixar de agradecer a todos os padres que nos guiaram nessa jornada, em especial o padre Washington, que hoje recebe o título de pároco e tem sido nosso pastor fiel, sempre presente e zeloso, conduzindo-nos com sabedoria e carinho.

Antes dos ritos finais, a comunidade paroquial manifestou agradecimento ao arcebispo dom Moacir: “Querido Dom Moacir, a sua dedicação e amor pela Igreja e pelos fiéis são uma verdadeira inspiração para todos nós. Agradecemos profundamente por nos ajudar a crescer na nossa fé e por estar aqui conosco novamente, celebrando o segundo dia do Tríduo em louvor ao nosso padroeiro, São Francisco de Assis e à nossa elevação à Paróquia. Que Deus, pela intercessão de São Francisco, ilumine sua vida e vocação, fortalecendo-o em sua missão de guiar o nosso povo com amor e sabedoria. Que este dia especial seja repleto de bênçãos para o Senhor e para a sua caminhada sacerdotal. Nossa gratidão e receba nosso carinho”.

@paroquiasaofrancisco_stz

Veja também: