A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da Comissão Episcopal para a Animação Missionária e a Caritas Brasileira exorta as dioceses, paróquias e comunidades de todo o Brasil a promoverem no dia 22 de agosto, 21º Domingo do Tempo Comum, orações em favor daquele país e seu povo tão sofrido.
As dioceses e paróquias podem organizar este momento conforme o costume e segue uma prece como sugestão a ser rezada na oração dos fiéis:
Pelo povo haitiano, em mais esse momento difícil de sua história para que encontre forças em Deus e solidariedade nos demais povos, rezemos ao Senhor.
Ajuda Humanitária
No dia 14 de agosto o Haiti sofreu um terremoto de magnitude 7.2 na escala Richter. O número de mortos passa de 2 mil pessoas. A população haitiana vive há muitos anos uma situação marcada pela violência, corrupção, impunidade e extrema pobreza. Em 14 de agosto, cinco instituições da Igreja: Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), a Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), Secretariado Latino-americano e Caribenho de Cáritas (SELACC), a Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC) e a Rede CLAMOR, emitiram a “Mensagem de proximidade e solidariedade da Igreja latino-americana e caribenha”, e junto a outras instituições estão empenhadas em ajudar humanitariamente o povo haitiano.
Unamo-nos em oração pelo povo haitiano.