Em preparação a abertura da fase diocesana do Sínodo arquidiocese lança a série: “Nos caminhos da espiritualidade sinodal”

Com a abertura dos trabalhos do Sínodo dos Bispos pelo Papa Francisco, em Roma, no domingo, 09 de outubro, começamos a preparação para a Abertura da Fase Diocesana do Sínodo dos Bispos (2023) na Arquidiocese de Ribeirão Preto, que ocorrerá no domingo, dia 17 de outubro. A primeira fase do Sínodo consiste num amplo processo de consulta e escuta das realidades eclesiais e sociais. A proposta sinodal ultrapassa o mero levantamento de informações, e propõe um “caminhar juntos” mediante a atenta escuta do Espírito Santo. O caminho sinodal tem como palavras-chave: Comunhão, Participação e Missão. O ponto de partida da caminhada sinodal na Arquidiocese começa com a espiritualidade sinodal para juntos caminharmos guiados pela Palavra de Deus e iluminados pelo Espírito Santo.

Uma série de seis vídeos foram produzidos e estão sendo postados nas redes sociais da Arquidiocese (@arquidioceserp) durante esta semana para nos ajudar neste início da caminhada sinodal arquidiocesana. Trata-se de um ciclo de reflexões e orações pela Fase Diocesana.

Acesse os vídeos e caminhemos juntos:

Nos caminhos da espiritualidade sinodal: COMUNHÃO – Episódio 1

Nos caminhos da espiritualidade sinodal: PARTICIPAÇÃO – Episódio 2

Nos caminhos da espiritualidade sinodal: MISSÃO – Episódio 3

Nos caminhos da espiritualidade sinodal: PROCESSO DE ESCUTA – Episódio 4

Nos caminhos da espiritualidade sinodal: AMEAÇAS AO PROCESSO SINODAL – Episódio 5

Nos caminhos da espiritualidade sinodal: UNIVERSALIDADE – Episódio 6

 

Veja também:

As portas abertas ao povo

Pouco faltava para a conclusão do primeiro pavilhão da Casa Dom Luís. A fim de direcionar o término da obra, Dom Bernardo José Bueno Miele passou a presidir, em 1969, um grupo de trabalho composto por ele, Robin Calil e Antônio Del Lama. A responsabilidade que lhes foi atribuída por Dom Frei Felício, combalido por um câncer, era para adiantar a construção para que a Casa pudesse passar a receber o quanto antes retiros e momentos formativos e de espiritualidade.

Programação da Festa de São Sebastião 2022

Neste mês de janeiro celebramos o padroeiro da Arquidiocese de Ribeirão Preto: São Sebastião. Mártir e patrono contra a peste, a fome e a guerra. Neste tempo de pandemia rezemos pedindo ao nosso padroeiro a intercessão para o fim da pandemia. Confira a programação paroquial nas paróquias e comunidades dedicadas a São Sebastião.