Encontro com as Juventudes: Crianças, Adolescentes, Jovens e Servidores e Servidoras do Altar

A Comissão Arquidiocesana para o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil realizou nos meses de fevereiro e março, os dois primeiros “Encontros com as Juventudes: Crianças, Adolescentes, Jovens e Servidores e Servidoras do Altar”. Os encontros são realizados por foranias e inserem-se na programação arquidiocesana do Ano Vocacional do Brasil e tem o objetivo de difundir uma maior consciência da cultura vocacional nos diversos espaços da vida pastoral da Igreja. A organização dos encontros envolve o Serviço de Animação Vocacional, a Pastoral Vocacional, o Setor Juventude e a Comissão de Animação Bíblico-Catequética (Catequese), Religiosos e Religiosas, e Seminaristas da Arquidiocese.

Encontro das foranias Bom Jesus da Lapa e Santo Antônio e Cristo Operário na paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus

O padre Alcides Pizeta Neto, coordenador do Serviço de Animação Vocacional, explica a proposta dos encontros nas foranias. “Celebrando o Terceiro Ano vocacional do Brasil, e meditando o tema: ‘Vocação: Graça e Missão’ e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), buscamos responder aos apelos da Igreja no Brasil para que seja difundida uma maior consciência da cultura vocacional nos diversos âmbitos da pastoral e da vida do povo de Deus, assim buscamos refletir com os grupos de jovens, com as crianças em idade de catequese e com os servidores e servidoras do Altar sobre a vocação como um chamado de sentido, que num encontro com Jesus promove uma resposta que realiza e ressignifica a vida de cada pessoa”, explicou padre Alcides.

Encontro das foranias Santa Maria Goretti, Santo Antônio Maria Claret e São Sebastião na paróquia Sagrada Família

Dinâmica dos Encontros

A proposta dos encontros consiste em reunir os participantes para uma manhã descontraída, de interação e oração, com música e dinâmicas, e a promoção de reflexão sobre a vocação de um modo integral sem deixar de lado o desejo que alguns tenham de seguir uma vocação específica. O subsídio temático para os encontros são os materiais do Ano Vocacional. Os encontros começam com a acolhida e o café, depois a animação musical, em seguida trabalho em grupos por temas, uma dinâmica de grupo e a missa no encerramento.

Encontros nas Foranias

O primeiro encontro foi realizado no dia 26 de fevereiro, na paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Ribeirão Preto, e reuniu 156 participantes das paróquias das foranias Bom Jesus da Lapa e Santo Antônio e Cristo Operário. O segundo encontro aconteceu em 19 de março, na paróquia Sagrada Família, em Ribeirão Preto, e reuniu ao menos 300 participantes, das paróquias das foranias: Santa Maria Goretti, Santo Antônio Maria Claret e São Sebastião. De acordo com padre Alcides os encontros são oportunidade de convivência e acolhida vocacional. “Com a participação de crianças e jovens pudemos experienciar um momento muito rico, onde todos se sentiram acolhidos e animados a viver bem sua vocação e assim buscar o sentido último da vida dos homens que é a amizade com Deus”, avaliou padre Alcides.

Veja também:

Ano da Oração

Na preparação do Jubileu 2025, o ano de 2023 foi o ano voltado à redescoberta dos ensinamentos conciliares, contidos principalmente nas quatro Constituições do Vaticano II: Dei Verbum (DV), Sacrosanctum Concilium (SC), Lumen Gentium (LG), Gaudium et Spes (GS). O ano de 2024 é dedicado inteiramente à oração, avançando na preparação para o Jubileu 2025: “Peregrinos de Esperança”