Encontro de catequistas reflete a catequese inclusiva

Em 25 de outubro, na paróquia São Mateus Apóstolo, no Quintino Facci I, em Ribeirão Preto, aconteceu o segundo encontro da Catequese Inclusiva, conduzido por Michele Toso Capellini, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Inclusão na Diocese de São Carlos, e membro da Comissão de Catequese Inclusiva do Regional Sul 1 da CNBB. Foi um momento de muito aprendizado para os catequistas da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Com o tema: “Todos, todos, todos: subsídios para o ministério inclusivo do catequista”, fomos convidados a abrir o coração e reafirmar o compromisso com uma Igreja verdadeiramente acolhedora.

O encontro trouxe reflexões preciosas sobre a missão do catequista: ser ponte, ser presença, ser escuta. Aprendemos que a inclusão não é apenas um método, mas um modo de amar; não é apenas uma adaptação, mas um caminho evangélico que coloca cada pessoa no centro, respeitando sua dignidade e valorizando seus dons.
Entre testemunhos, partilhas, oficinas e orientações práticas, percebemos que a catequese inclusiva é expressão concreta do Evangelho, que abraça todos sem exceção. E que somos chamados a construir espaços crianças, adolescentes, jovens e adultos, possam sentir-se pertencente, amado e capaz de participar plenamente da vida da Igreja.

Desejamos que este encontro continue ecoando em nossa catequese, nossas paróquias e nossos corações, para que possamos viver, cada vez mais, o sonho de uma Igreja que acolhe todos, todos, todos.

Renata Roque
Coordenação Comissão Animação Bíblico-Catequética

Veja também: