Com o lema: “Tocar corações e impulsionar a missão”, aconteceu nos dias 1º a 3 de setembro, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), o encontro “Catequese Renovada – 40 anos”, com o objetivo de recordar o documento “Catequese renovada: orientações e conteúdo” aprovado em 1983 durante a 21ª Assembleia Geral (AG) da CNBB e, com ele, animar a acolhida de seu conteúdo nas comunidades brasileiras. A Comissão Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Ribeirão Preto esteve presente com a participação da coordenadora Renata Roque, e dos assessores, padre Marcelo Luiz Machado e padre Severino Germano da Silva.
Para a coordenadora Renata Roque o encontro motivou os catequistas a impulsionarem com ardor missionário o serviço da catequese. “O encontro contou com a presença de mais de mil catequistas de todo o Brasil e tenho a certeza de que todos saíram de lá renovados e ainda mais apaixonados pela catequese. O documento Catequese Renovada que impulsionou a catequese em nosso País foi elaborado como resposta ao apelo do Papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil quando disse: ‘Catequese é uma urgência. Só posso admirar os pastores zelosos com sua Igreja que procuram responder concretamente a essa urgência, fazendo da catequese uma prioridade’”.
De acordo com Renata a caminhada da Catequese no Brasil tem crescido no campo da formação, da ação, e isso possibilita um conhecimento mais amplo dos documentos da Igreja. “Aliada a vontade do Papa, inspirados por uma trajetória histórica, documentos importantes do Concílio Vaticano II, das Conferências Episcopais Latino-americanas de Medellín e Puebla; e das Exortações Apostólicas Evangelii Nuntiandi e Catechesi Tradendae, e a ajuda de catequistas de vários níveis, após três assembleias gerais do episcopado brasileiro o documento Catequese Renovada foi aprovado pela CNBB. Para mim foi de grande importância revisitar este documento que muito tem colaborado em minha caminhada catequética bem como na caminhada de todos os catequistas de nosso país. O encontro foi sensacional, muito bem organizado, bem formativo, com muita espiritualidade, e tivemos a oportunidade de ouvir Bispos, Padres, Religiosos e Leigos que hoje são referências na catequese no Brasil e que muito nos ajudaram a refletir sobre a nosso compromisso com a missão evangelizadora de Jesus”, concluiu a coordenadora.
Colaboração: Renata Roque
Comissão Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética
@eaabcarp