Episcopado brasileiro inicia Assembleia Geral com a presença do Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano

Episcopado brasileiro inicia Assembleia Geral com a presença do Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano

Com a acolhida da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o episcopado brasileiro iniciou, na manhã de hoje, dia 10, a 61ª edição da Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Que nós, bispos, escutemos tudo o que Jesus nos disser!”, ressaltou o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, ao saudar seus irmãos no episcopado e a imagem da padroeira do Brasil, pedindo a intercessão de Nossa Senhora para os trabalhos da Assembleia.

Reunidos no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), após a celebração da Missa, os bispos começaram oficialmente a 61ª AG que segue até o dia 19 de abril.

Peregrinos acolhidos na Casa da Mãe

Ao indicar que os critérios evangélicos orientarão os bispos na reflexão e renovação das estruturas pastorais no favorecimento da evangelização em todo o país, durante os dias de Assembleia, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, desejou: “como peregrinos da esperança, em espírito de comunhão e participação, queremos traçar indicações que correspondam os desafios do tempo presente. Bom trabalho! Bem-vindos”, finalizou.

“A Casa é nossa porque é o lar da padroeira do Brasil”, afirmou dom Orlando Brandes, arcebispo anfitrião, ao acolher o episcopado e as equipes de trabalhos da AG: “façamos uma experiência de amizade social e de peregrinos, somos todos irmãos e irmãs junto à Mãe Aparecida”.

Em fala, o núncio apostólico do Brasil, dom Giambattista Diquattro, relatou que a Assembleia é sempre uma “escola privilegiada da ação do Espírito Santo”, e completou: “o episcopado brasileiro trabalha com ardor e empenho determinado para que o Evangelho seja conhecido, amado e vivido” no território brasileiro.

A partir da tarde de hoje, os bispos participarão de retiro espiritual que terá o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, como pregador. Na abertura da AG, o cardeal recordou “os diálogos proveitosos” com o episcopado brasileiro durante as visitas Ad Limina Apostolorum (aos túmulos dos Apóstolos) do Brasil à Roma, que ocorreram nos últimos anos. “Agradeço com simplicidade e, com simplicidade, queremos escutar a voz do Espírito que fala em nós”, concluiu.

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, apresentou a dinâmica da Assembleia, parabenizou os bispos aniversariantes, acolheu o episcopado de recente nomeação e prestou homenagem aos bispos falecidos desde a última AG, recordando, de modo especial, dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana (MG), que atuou fortemente em prol da comunhão eclesial.

Colaboração padre Tiago Barbosa (Sul 1) texto e Victória Holzbach (Regional Sul) | Comunicação da 61ª AG CNBB

Fonte: CNBB

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar