Equipes de animação bíblica e catequética se reúnem ao redor da Palavra de Deus

No dia 11 de junho, pela manhã, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Ribeirão Preto, aconteceu um momento formativo significativo para a nossa pastoral de conjunto. Estiveram presentes alguns membros de grupos de estudo da Sagrada Escritura e animação bíblica das comunidades junto aos catequistas que compõem a Equipe Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã. Diácono Paulo César Nascimento e padre Marcelo Luiz Machado conduziram o encontro, já que integram, no Secretariado de Pastoral, o Pilar da Palavra como um dos pilares da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

A motivação para este encontro foi apresentar o desejo já manifesto pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) junto à Conferência Episcopal Brasileira (CNBB) de promover um grupo específico para a Animação Bíblica da Vida e da Pastoral. A Comissão Nacional de Animação Bíblico-Catequética tem mostrado inúmeras iniciativas, à luz das últimas diretrizes da ação evangelizadora, que quando tratamos da Palavra de Deus, a Igreja nos convoca para uma missão protagonizada em duas linhas de frente: a animação bíblica da pastoral e a iniciação à vida cristã.

Há muitos anos esta iniciativa vem sendo debatida, digerida e experimentada em muitas ocasiões. Há pouco a CNBB lançou um documento que logo mais será aprovado oficialmente pelos bispos, intitulado “A Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias” (Estudos 114). Nos últimos 10 anos se tem intensificado a necessidade de buscar soluções mais concretas para animar biblicamente nossas comunidades, como já adiantava o papa Bento XVI quando convocou, em 2008, o Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus.

Dom Milton Kenan Júnior, bispo referencial no Regional Sul 1 para a Animação Bíblico-Catequética, tem se mostrado preocupado com a questão e já conseguiu dar alguns passos na missão, criando uma equipe regional para a Animação Bíblica, com representatividade das sete sub-regiões do Estado. Padre Marcelo Machado, que hoje é o coordenador da Animação Bíblico-Catequética no Regional Sul 1, também acompanhará como membro esta nova equipe que buscará auxiliar nas formações e dinamizar a Palavra de Deus nas dioceses e comunidades.

Depois desta frutuosa partilha e ouvindo os membros das duas equipes de arquidiocese, percebemos que o desejo da Igreja nestes últimos anos já era experimentado aqui, na Igreja de Ribeirão Preto, com inúmeras iniciativas de leigos engajados na promoção da animação bíblica e dos milhares de catequistas empenhados no discipulado e na iniciação à vida cristã. Depois de planejar algumas atividades em conjunto para o ano de 2023, o desejo é integrar a animação bíblica e iniciação à vida crista na leitura orante, na liturgia, nos círculos bíblicos e na formação dos agentes de pastoral.

Que Deus nos ajude a buscar sempre caminhos novos para que a proclamação da Palavra de Deus ecoe no coração e na vida de nossa Igreja Local. E sigamos com fé!

Pe. Marcelo Luiz Machado
Equipe Arquidiocesana de Animação Bíblico-Catequética

Veja também:

O Vídeo do Papa sobre o Sínodo: caminhar juntos, ouvir juntos

Novo mês, nova intenção de oração do Papa Francisco: O Vídeo do Papa de outubro acaba de ser divulgado com a intenção de oração que o pontífice confia a toda Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. A intenção chega em um ponto de virada no percurso sinodal que começou em 2021 e terminará em 2023.

Arquidiocese celebra o Dia do Nascituro

A Arquidiocese de Ribeirão Preto celebrará no dia 8 de outubro, sábado, o Dia Nacional do Nascituro. O tema para a edição deste ano de 2022 é: “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”. A Pastoral Familiar e a Pastoral da Saúde da Arquidiocese unidas em defesa da vida promovem o Encontro e a Celebração do Dia do Nascituro

Novena de Natal da Arquidiocese de Ribeirão Preto 2022

A Novena de Natal 2022 da Arquidiocese de Ribeirão Preto já está à disposição das paróquias e dos grupos de novena. Mais uma vez temos a alegria de apresentar nossa novena para ajudar as nossas comunidades a saborearem a espiritualidade do Advento.