Escola Diaconal inicia processo de discernimento dos vocacionados ao diaconado permanente

A Escola Diaconal Arquidiocesana São Lourenço realizou, em 14 de setembro, no Salão Dom Alberto, em Ribeirão Preto, o primeiro encontro com os vocacionados que manifestaram interesse em iniciar um processo de discernimento vocacional sobre o Diaconado Permanente. O encontro reuniu 35 vocacionados juntamente com suas esposas, indicados pelo pároco e Conselho Pastoral Paroquial (CPP). De acordo com o Diretor da Escola Diaconal, padre André Luiz Massaro “o caminho de discernimento é um processo feito de encontros e atividades, onde a Igreja poderá ter a possibilidade de acompanhar os vocacionados que tenham o chamado de Deus para a dupla sacramentalidade (Matrimônio e Ordem em seu 1º Grau)”.

Padre André acrescenta a importância da indicação e acompanhamento dos párocos e comunidade paroquial. “Os párocos são os primeiros responsáveis em discernir sob à luz de Deus e o uso da razão, que na sua paróquia exista esse chamado para homens maduros, com devidas qualidades de justiça, santidade, hombridade, humildade, disponibilidade e gozando de bom testemunho diante da sua comunidade”.

No primeiro encontro, em 14 de setembro, os vocacionados foram orientados a fazerem a leitura das Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil (Documentos da CNBB 96) em preparação ao próximo encontro, em 19 de outubro, onde os mesmos farão uma avaliação escrita e dissertativa a respeito do documento. Segundo padre André o processo de discernimento e estudo é uma caminhada criteriosa e exigente. “Vocês são então candidatos a pleitear uma vaga na próxima turma de estudos da nossa Escola. Não há nenhuma garantia de vaga. Estamos no início de uma caminhada de discernimento e observação. Será a Igreja que lá na frente dirá se vocês têm condições ou não de iniciar os estudos. Tudo no seu devido tempo”, explicou o diretor.

Orientações: A caminhada de discernimento vocacional no decorrer deste ano ainda terá três encontros nas seguintes datas: 19 de outubro, 16 de novembro e 07 de dezembro, sempre às 10h, no Centro Arquidiocesano de Pastoral. A Direção da Escola lembra que apenas uma ausência sem motivo gravíssimo já desclassifica o candidato. Os candidatos deverão providenciar e entregar no segundo encontro, em 19 de outubro os documentos: cópia atualizada da Certidão de Batismo; comprovantes de Eucaristia e Crisma; Certidão Matrimônio Civil e Religioso; Carta de próprio punho da esposa, dizendo que está ciente desta caminhada e que ela abençoa e autoriza o candidato a estar no processo de discernimento; Carta do Pároco e do Conselho Paroquial Pastoral (CPP).

Veja também:

Simpósio celebra, em Ribeirão Preto, legado de Miguel Rolando Covian

Ribeirão Preto receberá, no dia 5 de novembro deste ano, o Simpósio “A Universidade pensada e vivida por Miguel Rolando Covian”, em homenagem aos 70 anos da chegada do cientista argentino ao Brasil. O encontro é fruto de uma parceria entre a FMRP-USP, o Centro de Memória e Museu Histórico da USP e a Arquidiocese de Ribeirão Preto.