Eucaristia é compromisso e responsabilidade com os irmãos afirma Dom Moacir na solenidade de Corpus Christi

O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, presidiu a Eucaristia na solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), 03 de junho de 2021, às 16h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião. A celebração, pelo segundo ano consecutivo na cidade de Ribeirão Preto, não pode contar com a presença dos fiéis, em atenção as medidas restritivas do decreto municipal para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), mas os fiéis foram motivados a acompanhar a transmissão nas redes sociais (Facebook e Youtube), e a manifestar sua gratidão pela Eucaristia. Concelebraram os padres: Francisco Jaber Zanardo Moussa (pároco); Igor Fernando Aparecido Madolosso de Lima (vigário paroquial); Antônio Élcio de Souza (Pitico), cerimoniário do sólio e reitor do Seminário Maria Imaculada; e serviram nas funções litúrgicas os diáconos Adilson Heráclito Carbi e Áureo João Nunes Ribeiro. Também participaram da celebração alguns seminaristas do Seminário Maria Imaculada, de Brodowski.

Na homilia, o arcebispo Dom Moacir Silva, convidou os fiéis a refletirem sobre o sentido da solenidade de Corpus Christi e o significado da Eucaristia. “Para entender a Eucaristia é preciso entender quem é Jesus Cristo. A Eucaristia é Jesus, sua pessoa, sua vida, seu corpo e sangue entregues, por nós. Na Eucaristia estão contidas toda a vida e missão de Jesus. A Eucaristia é manifestação de Cristo: é Cristo e fala de Cristo: ‘Eu sou o pão da vida’. A Eucaristia é o memorial da auto-doação e da auto-entrega, total e irrestrita, do seu corpo e sangue por nós. ‘Isto é o meu corpo doado por vós e o meu sangue derramado por vós’”, explicou o arcebispo.

O arcebispo ainda meditou a respeito do valor e do sentido da Eucaristia na vida cristã. “A Eucaristia é o admirável sacramento, como rezamos na oração do dia desta missa. Por que admirável? Porque enquanto os outros sacramentos produzem a graça no momento em que são convenientemente recebidos, a Eucaristia contém o Autor da mesma graça, que se deixa imolar pelas mãos dos sacerdotes, sob os elementos visíveis do pão e do vinho. A Eucaristia é o pão e vinho transubstanciados no Corpo e no Sangue de Jesus. Pão e vinho são a imagem da morte e da ressurreição de Jesus, o trigo caído na terra e a videira podada: o pão corresponde ao sentimento de fome e o vinho ao sentimento de sede. A Eucaristia é o gesto mais sublime da solicitude, da estimulação e da imperiosa caridade de Jesus por nós: ‘Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim’”, complementou Dom Moacir.

Eucaristia é compromisso e responsabilidade em benefício dos irmãos

Dom Moacir também comentou a respeito do compromisso e da responsabilidade eucarística em ser testemunha do próprio Cristo em prol do serviço aos irmãos e irmãs. “Eucaristia é Dom que exige responsabilidade. O que significa aproximar-se do altar para comungar o Corpo do Senhor? Todos os que se alimentam do Corpo do Senhor se tornam parte da sua própria pessoa e formam um novo povo e constituem o começo de uma nova humanidade que tem como única lei o serviço aos irmãos, até o dom da própria vida. Quem participa da comunhão se compromete diante de toda comunidade a transformar a própria vida como a de Cristo, promete uma disponibilidade em benefício dos irmãos. Para comungar com fé não é suficiente acreditar que Jesus está realmente na Eucaristia. Não se trata de exercitar-se em raciocínios, mas de tomar decisões que conduzam na prática a vivenciar as atitudes de amor e de fidelidade de Cristo. A Eucaristia é Dom que exige responsabilidade; responsabilidade de partilhar, com os outros, os dons que cada um tem; a responsabilidade de fazer de si um dom para o bem dos outros (em casa, na família, no trabalho, na escola, enfim, onde estivermos)”, afirmou o arcebispo.

E, ao finalizar a homilia o arcebispo concluiu: “A Eucaristia é para todos nós, o meio privilegiado para permanecermos em Cristo e para Cristo permanecer em nós, a fim de podermos produzir muitos frutos de amor, de serviço aos irmãos, de fraternidade, de solidariedade, de santidade. Peçamos a Nosso Senhor a graça de compreender, cada vez mais, as lições, as exigências, e os apelos que a Eucaristia nos faz. Que o Cristo Jesus, nos ajude a vivermos melhor a nossa comunhão eucarística, hoje e sempre. Amém!”

Santíssimo – Após a Eucaristia, o arcebispo Dom Moacir e os padres concelebrantes, levaram o Santíssimo Sacramento até a frente da Catedral (escadarias), e ali permaneceu para Adoração Eucarística, onde os fiéis puderam passar de carro ou a pé, fazer as suas orações e o gesto concreto de doação de alimentos a serem destinados as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Veja também:

61ª AG CNBB: Mensagem ao Povo Brasileiro

Nós, bispos católicos do Brasil, iluminados por Jesus Ressuscitado, com fé e esperança, reunidos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, de 10 a 19 de abril na cidade de Aparecida, SP, para a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, dirigimos esta mensagem a todo o povo brasileiro.