Fiéis celebram elevação da paróquia Santa Rita de Cássia e posse canônica do padre Alcides

Fiéis celebram elevação da paróquia Santa Rita de Cássia e posse canônica do padre Alcides

O arcebispo dom Moacir Silva presidiu a missa de elevação à paróquia e posse canônica do padre Alcides Pizeta Neto, em 06 de maio, na paróquia Santa Rita de Cássia (até então quase paróquia desde 20.02.2011 e que tinha como quase pároco, o padre Antônio Sávio, falecido em 02 de abril deste ano. A missa reuniu grande número de fiéis, padres, diáconos, candidatos ao diaconato permanente, e seminaristas. A nova comunidade paroquial acolheu o seu novo pároco, padre Alcides, que exercia desde 10 de dezembro de 2021 a função de vigário paroquial da paróquia São José Operário, em Santa Rita de Passa Quatro.

Rito de Posse: Após a saudação inicial, o arcebispo dom Moacir Silva, solicitou a leitura do provisão canônica e do decreto de criação da paróquia, em seguida, o padre Alcides fez a profissão de fé diante do arcebispo e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebeu das mãos do arcebispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Depois da homilia, o padre Alcides renovou as promessas sacerdotais e o arcebispo lhe entregou as chaves do sacrário e ambos se dirigiram ao Santíssimo para um breve momento de oração. Na sequência, o padre Alcides prestou o juramento de fidelidade e o arcebispo o declarou empossado.

Acolhida da comunidade

Antes dos ritos finais a comunidade paroquial dirigiu mensagem de acolhida ao novo pároco: “É com muita alegria que a nossa paróquia Santa Rita de Cássia o recebe como pároco. Seja muito bem-vindo! A partir de agora entre nós você será membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias, cuidará de nós como pastor que cuida e conhece de cada ovelha do seu rebanho. Apresentar-se-á a Deus em nosso nome oferecendo-lhe nossas preces e voltará a nós para comunicar-nos o perdão de Deus e a esperança. Que possa nos ensinar, perdoar, aconselhar e abençoar como Deus o amou e assim o chamou para compartilhar com Ele todo o mistério da salvação. Que seja sinal de Deus inserido sacramentalmente nesta missão apostólica e missionária. Que nos ajude a interrogar sobre o sentido da nossa vida e da nossa história. Ao receber a convocação do bispo, e em virtude da obediência, você ofereceu o seu consentimento ao chamado, o chamado a abraçar sua missão, sua nova paróquia, para conduzir uma comunidade dando a sua total obediência a Igreja. Nós te abraçamos e te recebemos com amor, sabemos que vai conquistar e ser conquistado por essa paróquia. Saiba que você é responsável pelo que cativas, saiba que criamos expectativas, expectativas novas, e ficamos ansiosos aguardando a sua chegada. Temos uma certeza: em tudo que acontece com a Igreja nas suas várias instâncias, a mão de Deus prevalece como fio condutor. Nessa perspectiva queremos oferecer a nossa ajuda e apoio”.

Mensagem do Padre Alcides

O recém empossado padre Alcides proferiu mensagem de acolhida e agradecimento. “‘Anseio pelo conhecimento de Cristo e o poder da sua ressurreição pela participação em seus sofrimentos, semelhantes a Ele na morte, tenho a esperança de conseguir a ressurreição, mesmo imperfeito e distante desta meta, esforço-me para conquista-la, pois também fui conquistado por Cristo, consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isso, prescindido do passado, e atirando no que me resta para frente persigo algo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama em Jesus Cristo’. Com essas palavras de São Paulo aos Filipenses e confiantes na graça de Deus recebo com alegria o ofício de primeiro pároco desta paróquia, certo de que a bondade de Deus não nos abandona nem nos deixa órfãos. Hoje está comunidade inicia sua caminhada como paróquia, no entanto a história não começou aqui, há 13 anos tudo aqui avançava para que a graça do Senhor nos possibilitasse chegar aqui. Não há como agradecer ao padre Sávio por tudo que fez por essa obra que é de Deus (palmas). Nesta história de inícios e reinícios e de caminhos que nos apontam ao novo. Agradeço ao povo santarritense que por dois anos me acolheram e me ajudaram e me fizeram crescer no tempo em que fui vigário na paróquia São José Operário. Agradeço a dom Moacir pela confiança e por ser voz de Deus em minha vida. Ao povo desta paróquia sou grato pela acolhida desde a nomeação. Meu coração desde aquele dia se alegrou e ansiava por chegar aqui. Abramos nossa vida a alegre esperança, porque a esperança não decepciona. Façamos o caminho juntos e em comunidade numa Igreja sinodal para que sejamos perseverantes nas tribulações e constantes na oração”, expressou padre Alcides.

PROVISÃO E DECRETO

Veja também:

Comunicado Oficial dos Atos do Governo Arquidiocesano: 11.06.2024

A Chancelaria da Arquidiocese de Ribeirão Preto torna pública as determinações de Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, em 11 de junho de 2024: Instalação da Paróquia São José, em Serrana, e Posse Canônica do Primeiro Pároco

A Adoração Eucarística

Estamos avançando no Ano da Oração em preparação ao Jubileu 2025. Neste mês queremos olhar mais de perto a Adoração Eucarística. Estar na Presença do Senhor!