O Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, abriu em 19 de março, Quarto Domingo da Quaresma, a primeira das noves concentrações forâneas a serem realizadas no primeiro semestre de 2023, nas celebrações dos 10 anos de pastoreio de Dom Moacir Silva na Arquidiocese de Ribeirão Preto e rumo a Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Há 10 anos, em 4 de agosto de 2013, dom Moacir visitou a forania, sendo acolhido na mesma Igreja Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, e com a presença dos paroquianos das cidades que formam a forania Bom Jesus da Cana Verde: Altinópolis, Batatais, Brodowski, Jardinópolis, Jurucê e Santo Antônio da Alegria.
A Concentração Forânea tem uma programação inicial a partir das 14h30 com um momento de convivência. Às 15h, o arcebispo presidiu a celebração Eucarística. Após a missa aconteceu o cafezinho e o momento de interação. A concentração terminou às 17 horas com a transmissão do programa Estou Convosco. No programa dom Moacir apresentou na primeira parte a liturgia dominical e em seguida refletiu os documentos preparatórios para a Pré-assembleia arquidiocesana 2023: Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2019-2023) e Diretrizes da CNBB, o Relatório da Síntese Arquidiocesana do Sínodo dos Bispos (Etapa Arquidiocesana e Continental) e o Documento: Para uma Igreja Sinodal em saída para as periferias: reflexões e propostas a partir da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe (Celam).
Homilia: No homilia da celebração eucarística, dom Moacir, contextualizou o objetivo da concentração forânea como caminho preparatória da pré-assembleia. “Estamos iniciando mais uma peregrinação pelas foranias de nossa Arquidiocese na perspectiva sinodal, na perspectiva da Pré-assembleia arquidiocesana”, falou o arcebispo.
Antes dos ritos finais da missa, o padre Marcos Roberto Carlos, leu em nome da forania a mensagem de agradecimento. “Já se foram 10 anos que o senhor pisou nestas terras e foi acolhido por nós com muito carinho. Por isso é muita alegria para nós recebê-lo aqui neste santuário a qual a casa é vossa. E esta alegria também como forania Bom Jesus da Cana Verde que nós queremos acolhê-lo para trazer para nós uma mensagem de esperança e principalmente em ação de graças por estes dez anos entre nós. A presença do bispo é por um lado a presença visível de Cristo a renovar e a reanimar os membros do povo de Deus aqui representado pelas nossas paróquias, clero e leigos. Por outro, a presença do sucessor dos apóstolos a organizar e reavivar a ação apostólica em meio aos desafios que a nossa sociedade hodierna nos tem apresentado. Quero em nome de todos os nossos padres, leigos e leigas, agradecer o dom de vosso ministério e da missão do senhor como pastor desta Arquidiocese de Ribeirão Preto”, concluiu padre Marcos.