Forania Santa Maria Goretti acolheu a Semana Missionária Arquidiocesana

De 15 a 22 de outubro, com os corações ardentes e os pés a caminho, aconteceu a Semana Missionária Arquidiocesana. Foram momentos riquíssimos e frutuosos realizados na Forania Santa Maria Goretti.

A semana foi dinamizada com várias atividades no decorrer dos dias. Iniciou-se no domingo, 16 de outubro, com a caminhada missionária motivada pela Infância e Adolescência Missionária (IAM); no segundo dia (17) tivemos o Terço Missionário nas paróquias da forania motivado pelos seminaristas; no terceiro dia (18) houve a partilha missionária da Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara, na Casa Bakhita, onde o Padre Marcus Vinicius e os seminaristas da etapa do propedêutico e também alguns membros do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), mostraram a importância da ação missionária da Igreja Particular de Ribeirão Preto na região amazônica; na quinta-feira (19), na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, paróquia administrada pelo Padre Fernando Franco, os seminaristas do Conselho Missionário do Seminário (Comise) conduziram o momento de Adoração Eucarística louvando a Deus pelas missões e missionários espalhados pelo mundo; na sexta feira (20), foi realizado um grande momento de formação missionária sobre a mensagem do Papa Francisco para o mês das missões, essas formações ocorreram de modo simultâneo de forma presencial nas paróquias Santa Maria Goretti e Santa Edwiges e Nossa Senhora dos Anjos. No sábado (21), a motivação foi a realização de ações missionária por toda a diocese: algumas paróquias realizaram visitas porta a porta, outras realizaram arrecadação de alimento para as famílias carentes, e outras ainda realizaram momentos encontros com grupos de catequese com o enfoque missionário.

No Dia Mundial das Missões, 22 de outubro, todas as paróquias foram motivadas a realizar a Coleta Missionária nas celebrações eucarísticas, a fim de contribuir financeiramente para as missões no mundo inteiro e assim, de forma concreta realizando o seu “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”.

A vivência da Semana Missionária envolveu os agentes de pastorais da forania, bem como a presença dos padres, diáconos e seminaristas, e proporcionou momentos que de fato ajudaram na reflexão e formação de todos os que se fizeram presente nos momentos propostos. Que toda nossa arquidiocese não se esqueça de olhar para o Pilar da Ação Missionária, pois ele é base de sustentação da nossa Igreja local.

Carlos Alexandre Barbosa dos Santos
Seminarista e membro do Conselho Missionário Diocesano

Veja também: