Formação permanente presbiteral refletiu o tema “O fenômeno do suicídio e o impacto no clero”

Nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2023, os padres da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), para a formação e aprofundamento da saúde mental a partir da dimensão do cuidado. O assessor foi o padre Lício de Araújo Vale, especialista em Suicidologia, e que trabalhou a temática: “O fenômeno do Suicídio e o impacto no clero”. O objetivo central foi alicerçado na saúde mental, na prevenção da depressão e na valorização da vida mediante o exercício do ministério presbiteral, apresentando as bases essenciais do conhecer, acolher para prevenir.

Foi destacado que o suicídio é um fenômeno complexo, resultado de múltiplos fatores biológicos, psicológicos e sociais que contribuem para aumentar a vulnerabilidade da pessoa que tenta encontrar uma solução diante de uma dor psicológica insuportável. Diante disso, destacou-se a importância da saúde mental que coloca o indivíduo num estado de bem-estar, percebendo o seu próprio potencial e, deste modo, podendo lidar com situações de estresse da vida cotidiana. Trabalhar a saúde mental é buscar um caminho de resiliência pessoal na presença de condições de vida e ambientes favoráveis.

Neste contexto, o assessor padre Licio refletiu e destacou os fatores de risco relacionados aos eventos estressores da vida presbiteral (físicos, emocionais e sociais) e, também, os fatores de proteção como fortalecimento, suporte, desenvolvimento saudável, fomentando a resiliência.
Por fim, neste encontro formativo foram destacadas as ferramentas essenciais de prevenção do risco, a rede de proteção, a sensibilidade para a identificação dos casos, o manejo, os encaminhamentos e acompanhamentos necessários. Portanto, esses dias contribuíram para a reflexão e a revisão de estratégias, abrindo caminhos mais seguros e claros na busca de ferramentas para a promoção da saúde mental dos presbíteros.

Gratidão ao Padre Licio pela dedicação e empenho nessa trajetória desafiante, e a família presbiteral pela participação, abertura, partilha e fortalecimento de vínculo.

Assessor: Padre Lício de Araújo Vale, padre diocesano na Diocese de São Miguel Paulista (SP), pároco da Paróquia Sagrada Família de Vila Praia, São Paulo (SP). Especialista em Prevenção ao Suicídio pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pesquisador sobre luto e valorização à vida, Educador e Palestra, e autor das seguintes obras: “E foram deixados para trás – Uma reflexão sobre o fenômeno do suicídio”, “Acolher e se afastar: relações nutritivas ou tóxicas” e “Processos autodestruitivos: Por que permitimos nos machucar?”, publicado por Edições Loyola em coedição com as editoras Paulus e Paulinas, e “Mente suicida: Respostas aos porquês silenciados” (Paulinas). Saiba mais no site:
https://www.liciovale.com.br

Pastoral Presbiteral

Veja também:

Foranias elegem os novos Vigários Forâneos

Na Casa Dom Luís, em Brodowski, no dia 30 de novembro de 2023, foi realizada a Reunião Geral do Clero. Um dos temas da pauta da reunião foi a eleição dos novos Vigários Forâneos com início do mandato em 2024.

Ordenação Presbiteral na Arquidiocese de Ribeirão Preto

Os diáconos transitórios da Arquidiocese de Ribeirão Preto: Christian Aparecido Batista Ferreira, Leonardo Oliveira Silva e João Marcos da Silva Carvalho, convidam para a concelebração eucarística, presidida por Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, na qual serão ordenados presbíteros para o serviço do Povo de Deus