GER Regional Sul assessora assembleia do cursilho na diocese de São João da Boa Vista

Os membros da coordenação do Grupo Executivo Regional Sul 1 (GER), sediado em Ribeirão Preto, representante da coordenação nacional, participaram da Ultreia, Formação e Assembleia do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), nos dias 23 e 24 de julho, na Casa de Encontro Coração de Maria, em São João da Boa Vista (SP). A temática refletida seguiu o lema e tema: “Preservar a unidade do Espírito (Ef 4,3) e seguindo a verdade em amor (Ef 4,15)”, e Sinodalidade na missão do MCC. Dimensão: “Profetas rumo ao jubileu – onde todos somos irmãos”.

O coordenador do Grupo Executivo Regional (GER), Sebastião Luiz da Silva Júnior (Juninho), no sábado (23), deu início a Ultreia e encontro de formação para mensageiros, tendo como subsídio o livro “O Cursilho por Dentro” e o carisma “Evangelização dos Ambientes”, e explanou sobre o quadro panorâmico e a cronologia, esclarecendo objetivos, ideias centrais, carisma, espiritualidade, estilo da proclamação, testemunho, coerência e pertinência cada mensagem do Cursilho. As atividades do sábado terminaram com um rico momento de partilha e esclarecimento de dúvidas.

Assembleia, Exposição do tema e trabalhos em grupos

No domingo (24), teve início a Assembleia Diocesana 2022, seguindo o subsídio para estudo, que traz como tema: “Sinodalidade na missão do MCC” e o lema: “Preservar a unidade do Espírito (Ef 4,3) e seguindo a verdade em amor (Ef 4,15)”. Para melhor dinamizar e alcançar os objetivos a temática foi trabalhada na metodologia: Ver, Discernir e Agir. A representante do Grupo Executivo Nacional Maristela discorreu sobre “Memórias do MCC”, e em seguida Antônio Carlos Calegari Gardilari, vice coordenador regional do GER SUL I Ribeirão Preto, explicou o tema, lema e a dimensão, na sequência, Juninho foi o mensageiro do “Ver”, e ao final os participantes se dirigiram para refletir em grupos as questões: Onde não caminhamos juntos? Quando e por quê?

Ao retornar dos grupos ocorreu a plenária sobre as reflexões do “Ver” e Maristela, discorreu sobre o “Discernir”, e novamente, os participantes refletiram em grupos, as seguintes questões: Como deveria ser o MCC na caminhada de Sinodalidade, esta essência de ser Igreja? Como deveria ser o MCC para viver o protagonismo da comunhão e da unidade na Igreja? Como deveríamos ser profetas na escuta, no diálogo e no discernimento em conjunto, para vivermos de forma intensa a caminhada rumo ao Jubileu de Diamante, onde todos somos irmãos? E, após os trabalhos em grupos aconteceu a plenária.

O Coordenador do GED de São João da Boa Vista Rangel foi o mensageiro do “Agir”, e após a proclamação da mensagem, os grupos se reuniram para refletir as propostas para o GED, e ao retornarem apresentaram em plenária as propostas elaboradas e as reflexões de cada momento: “Ver”, “Discernir” e “Agir” assumidas na carta de compromisso:

“Ser escola vivencial em saída, ir ao encontro dos cursilhistas afastados;
Buscar por batizados afastados, com o apoio dos padres, falando do Cursilho nas missas;
Engajamento pessoal no compromisso da vivência do tripé – oração, formação e ação;
Melhorar a acolhida nos três tempos PRÉ-CURSILHO-PÓS;
Intercâmbio entre as cidades, reciclagem e formação de mensageiros, incentivar e apoiar os jovens”.

Após aprovação da Carta Compromisso, ocorreu um ato simbólico com a leitura de uma mensagem com participação do padre Luís Fernando, coordenador arquidiocesano de pastoral da diocese de São João da Boa Vista, e em seguida o encerramento da assembleia.

Grupo Executivo Regional – GER Sul I Ribeirão Preto
Rua Franca, 90 – Jd. Paulista – Ribeirão Preto (SP)

Contato: [email protected]

Veja também:

Ano da Oração

Na preparação do Jubileu 2025, o ano de 2023 foi o ano voltado à redescoberta dos ensinamentos conciliares, contidos principalmente nas quatro Constituições do Vaticano II: Dei Verbum (DV), Sacrosanctum Concilium (SC), Lumen Gentium (LG), Gaudium et Spes (GS). O ano de 2024 é dedicado inteiramente à oração, avançando na preparação para o Jubileu 2025: “Peregrinos de Esperança”