Grupo Executivo Regional (GER) Sul 1 Ribeirão Preto do Cursilho assessora assembleias diocesanas

O Grupo Executivo Regional (GER) Sul 1 Ribeirão Preto do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), sediado em Ribeirão Preto, no triênio 2022/2024, nos meses de maio e junho, colaborou na assessoria das assembleias dos Grupos Executivos Diocesanos (GED) nas dioceses de Jaboticabal, São José do Rio Preto e Catanduva. O tema central de ambas as assembleias meditou a partir do método “Ver – Discernir – Agir” a Dimensão: “Martírio – testemunho de fé, missão e resposta”, na abordagem da sinodalidade e do caminhar juntos.

Jaboticabal: A Assembleia Diocesana do Grupo Executivo Diocesano (GED), do Movimento de Cursilhos, da diocese de Jaboticabal, ocorreu nos dias 27 e 28 de maio, festa de Pentecostes, no Centro de Pastoral Nossa Senhora de Fátima, em Jaboticabal, e contou com a assessoria na dimensão do “Ver”, do coordenador do GER Sul 1 Ribeirão Preto, Sebastião Luiz da Silva Júnior (Juninho).

São José do Rio Preto e Catanduva: A Assembleia Diocesana do Grupo Executivo Diocesano (GED), do Movimento de Cursilhos, da diocese de São José do Rio Preto, aconteceu em 3 de junho, na Casa do Cursilho de São José do Rio Preto. Em 4 de junho, foi a vez da Diocese de Catanduva realizar a Assembleia Diocesana, na Associação dos Cursilhistas de Catanduva. As duas assembleias contaram com a assessoria de Mateus, Daniela e de Sebastião Luiz da Silva Júnior (Juninho).

Tema Central

A assessoria do Grupo Executivo Regional (GER) Sul 1 Ribeirão Preto, nas três assembleias, buscou refletir a dimensão do “Ver”, e contextualizou o tema central ao propor o exercício de conhecer a realidade atual no mundo, na Igreja e sobretudo no Movimento, na perspectiva da Sinodalidade, na unidade do Espírito Santo, e buscar a verdade em amor, que é o próprio Cristo. O tema central acentuou a dimensão do martírio e fez referência ao significado da palavra mártir: ser “testemunha”, aquele que anuncia, atesta e chora a alegria da ressurreição. Aquele que canta a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio, da justiça sobre a arbitrariedade dos poderosos. O amor a Deus, impulsiona o anúncio evangélico, o ser testemunha ‘firme e inabalável’ que suporta o martírio. Nas palavras de Santo Agostinho: “não é o suplício que faz o mártir, mas a causa”.

A referência ao Papa Francisco foi trazida em uma citação sobre o martírio: “O martírio é o supremo testemunho dado em favor da verdade da fé; designa um testemunho que vai até a morte. O mártir dá testemunho de Cristo, morto e ressuscitado, ao qual está unido pela caridade. Dá testemunho da verdade da fé e da doutrina cristã”. A temática ainda fez referência ao martírio vermelho, base e alicerce da nossa Igreja marcada no testemunho de sangue dos santos cristãos. De fato, aqueles testemunhos arrastaram mais e mais pessoas para Deus. Esse tipo de sacrifício, de morrer pela Igreja ou pelo Evangelho.

Outro ponto do tema central explorou a perspectiva do martírio branco, que pode parecer pequeno na missão do cursilhista, se comparado com os mártires do Império Romano. Porém, o fiel convicto e inabalável, disposto a perder tudo em nome da Igreja, faz sorrir o Coração de Deus. O mais bonito é que, do mesmo modo que o sangue dos mártires era semente de novos cristãos, assim também as nossas humilhações, renúncias e fidelidades incondicionais fazem brotar no mundo sementes de novos amigos do Cristo. O verdadeiro católico fiel não se entristece pelas renúncias que é obrigado a fazer em nome de Cristo; ao contrário, sabe que trocou algo simples por um tesouro inigualável.

As três assembleias contaram ainda com as palestras nas abordagens do “Discernir” e “AGIR”, e também um momento especial sobre a memória do cursilho e momento jovem. As assembleias foram momentos de intensa união, formação e comprometimentos. Esperamos seguir firmes e comprometidos no propósito de aplicar os conhecimentos e ensinamentos e fomentar dentro de nossos ambientes a vivência plena do carisma do cursilho.

Grupo Executivo Regional
(GER) Sul 1 Ribeirão Preto
@gersul1ribeiraopreto

 

Veja também: