Grupo Executivo Regional (GER) Sul 1 Ribeirão Preto do Cursilho presente na 51ª Assembleia Nacional do MCC do Brasil

Grupo Executivo Regional (GER) Sul 1 Ribeirão Preto do Cursilho presente na 51ª Assembleia Nacional do MCC do Brasil

A 51ª Assembleia Nacional do MCC do Brasil (AN) realizou-se de 05 a 08 de outubro, no Centro de Treinamento de Líderes, em Itapuã, Salvador (BA). O evento reuniu a participação de 108 cursilhistas de todo território nacional, e o Regional Sul 1 da CNBB esteve presente com os seguintes participantes: Padre Wagner Luís Gomes, Assessor Eclesiástico GER SUL1; Sebastião Luiz da Silva Junior, Coordenador GER SUL1; Sandro Marcio Rozado Rodrigues, Tesoureiro GER SUL1 e Matheus Fernandes Carniel, Representante jovem GER SUL1.

A Assembleia teve início com a Celebração Eucarística de Abertura, em 5 de outubro, na Capela do Centro de Treinamento de Líderes, presidida por Dom Carlos Alberto dos Santos, Assessor Eclesiástico do GER NE 3/2, e concelebrada por Padre Jose Roberto Ferrari, Assessor Eclesiástico Nacional e Padre Márcio Antônio Damasceno, Assessor Eclesiástico do GER Leste 1 RJ, e pelos demais Assessores Eclesiásticos Regionais e Diocesanos presentes.
O presidente da celebração na homilia declarou que o texto do Evangelho é uma convocação para vivermos a sinodalidade e a conscientização de que somos responsáveis em levarmos Jesus, aquele que acolhe a todos, sendo essa missão urgente e que não é fácil, pois exige de nós despojamento e somos poucos homens e mulheres peregrinos, anunciadores de que o Reino de Deus está próximo, e por fim, nos chamou a unirmos nossas orações pelo êxito do sínodo.

Em 6 de outubro, dia dedicado ao Espírito Santo na capela do Centro de Treinamento de Líderes, iniciou com as orações da manhã e reflexão realizada pelo Padre Wagner Luís Gomes, Vice Assessor Eclesiástico Nacional e Assessor Eclesiástico do Regional e GER SUL 1 Ribeirão Preto. Padre Wagner destacou que o Caminho da Sinodalidade se dá a partir de um profundo olhar para o nosso coração. Em seguida nos conduziu a realizar três olhares: passado, presente e futuro, a partir dos sentimentos fundamentais de gratidão, paixão e esperança, visando superar obstáculos para atingirmos a nossa meta.

Padre Wagner Gomes

Avaliação GER Sul 1 2023

O Coordenador Regional, Sebastião Luiz da Silva Junior (Juninho), no momento avaliativo da 51º Assembleia Nacional, tendo como ponto de partida as questões: Como efetivamente foram vivenciados os compromissos assumidos na assembleia regional 2023; Após a reflexão sobre o Martírio, quais os desafios que ele nos apresenta; ponderou que no ano de 2023 o GER Sul 1 com base no roteiro de estudos para assembleia e escolas vivenciais de 2023, assumiu o compromisso de viver a “Dimensão do martírio, na unidade do Espírito, seguindo a verdade em amor e as seguintes ações: 1) Fortalecer e repensar o Pré e Pós Cursilho; 2) Motivar o diálogo com o clero; Formação a pedido dos Geds ao Ger (presencial ou virtual) e 4) Estudo e aplicação nas escolas vivenciais da Dimensão: Martírio, testemunho de Fé, resposta e missão.

Ainda foi recordado que após a Assembleia Regional a coordenação do GER SUL1 RP, esteve presente em todas as Assembleias Diocesanas do Grupos Executivos Diocesanos (GED) que compõe o regional, e colaborou na assessoria das mesmas, refletindo a partir do método “Ver – Discernir – Agir” sobre a Dimensão: “Martírio testemunho de fé, resposta e missão ”, na abordagem da sinodalidade e do caminhar juntos.

Sebastião Luiz da Silva Junior (Juninho)

Compromissos 2024

O terceiro dia da Assembleia Nacional, 7 de outubro, foi dia dedicado a Nossa Senhora e começou com a oração da manhã, a foto oficial, e a aprovação da proposta do Tema, Lema e Dimensão para as AR’s 2024: Tema: Sinodalidade da Missão do MCC. Lema: Preservar a unidade do Espírito (EF 4,3) e praticar a verdade em Amor (EF 4,15) Dimensão: Humanização a partir da Eucaristia. Após a leitura da ata da 51º AN pelo 1º Secretário do GEN Roberto Leandro Alves e encerrada a assembleia: “O MCC é uma orquestra que precisa de vários instrumentos, pessoas, para transformar tudo numa bela sinfonia; que somos exigentes, os nossos conceitos são formados por nossas experiências pessoais; que precisamos refletir sobre que tipo de colo estamos ofertando aos outros, precisamos sempre ofertar o Cristo”.

Grupo Executivo Regional
(GER) Sul 1 Ribeirão Preto
@gersul1ribeiraopreto

Veja também: