Grupo Executivo Regional Sul 1 Ribeirão Preto presente no 10º Encontro Nacional para Jovens Cursilhistas

Grupo Executivo Regional Sul 1 Ribeirão Preto presente no 10º Encontro Nacional para Jovens Cursilhistas

O Grupo Executivo Regional Sul 1 Ribeirão Preto (GER SUL1 RP) esteve presente no 10º Encontro Nacional para Jovens Cursilhistas (10º ENJC), de 16 a 18 de novembro de 2023, no Centro de Treinamento de Líderes, em Itapuã, Salvador (BA), Bahia, que reuniu Jovens Cursilhistas (ENJC) de diversas partes do país para um reencontro, motivados pelo tema: “Uma Expressão da Sinodalidade na Missão do Movimento Cursilhos de Cristandade (MCC)”, pelo lema: Preservar a unidade do Espírito (Ef 4,3), seguindo a verdade em amor (Ef 4,15)”, e pela dimensão: “Martírio: Testemunho de Fé, Resposta e Missão”.

O evento teve início com uma emocionante adoração ao Santíssimo Sacramento, proporcionando um momento de profunda espiritualidade e comunhão entre os participantes. A atmosfera de reencontro, aliada à presença do Santíssimo, conferiu ao início do ENJC um significado especial, reafirmando o propósito do Movimento de Cursilhos de Cristandade.

A representante Jovem Nacional e da Macrorregião Sudeste, Daiana Cristina, de Viradouro (pertencente ao GER SUL1 RP), participou da abertura ao fazer um discurso motivador e inspirador, onde destacou três motivos poderosos que uniram mais de 120 jovens em Salvador. Primeiramente, o amor a Deus foi apontado como o alicerce que sustenta toda a jornada do movimento. Os participantes foram lembrados da importância de cultivar esse amor divino em seus corações, os jovens presentes foram encorajados a valorizar a comunidade formada pelo ENJC, uma rede de apoio que transcende as fronteiras geográficas. Essa união, baseada no compartilhamento de experiências espirituais, promete fortalecer os laços entre os participantes. Por fim, a coragem foi destacada como uma característica fundamental dos jovens cursilhistas, espelhando a ousadia de do apóstolo São Paulo. O primeiro dia do 10º ENJC foi mais do que uma simples reunião de jovens; foi um reencontro com a espiritualidade, uma celebração do amor a Deus, ao movimento e um testemunho da coragem que impulsiona cada participante. À medida que esses jovens continuam sua jornada nos próximos dias do evento, as sementes plantadas no primeiro dia prometem florescer em experiências transformadoras e duradouras. Que o espírito do ENJC continue a iluminar os corações e guiar os passos desses jovens em sua jornada espiritual.

Juventude: uma expressão da sinodalidade na missão do MCC

A sinodalidade consiste em um modo de viver a comunhão na Igreja. É a essência do ser Igreja, o MCC sendo um movimento eclesial vive o protagonismo da comunhão e da unidade na Igreja e em todas as suas dimensões: diálogo – escuta – respeito – esperança – fé – testemunho.

O caminho sinodal: Comunhão, Participação, Missão

A expressão ‘servir no amor e na alegria’ revela a expressão da sinodalidade na missão do MCC, o caminho que Deus espera. A sinodalidade e a expressão jovem é vivida na Igreja a serviço da missão, a Igreja peregrina existe para evangelizar, por isso é “missionária por essência”. Portanto, devemos ser Igreja dos discípulos, missionários, levar o Evangelho às pessoas, ser discípulo significa ter a disposição e a coragem permanente de levar aos outros o amor que é próprio Jesus; em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho.

Ao participar da Eucaristia nós formamos um único corpo, a eucaristia é o lugar da expressão, do encontro, O sentar-se à mesa, a Eucaristia, significa: “todos somos irmãos”, é o ápice da demonstração de fraternidade, não há judeus nem gregos, não há gentios, todos são filhos deste Deus que nos ama e caminha junto.

Maria, mãe que escuta e caminha junto da expressão de sinodalidade, foi modelo de humildade, e a mãe do salvador não se envaidece, mas responde: “eis a serva”, é o único título que ela se dá, ressaltando toda sua disposição para a vontade de deus, maria, em todos os acontecimentos, é modelo de escuta, diálogo e discernimento em conjunto a certeza de que podemos!

Expressar a sinodalidade na missão do MCC

O encontro atingiu seu auge com a missa de encerramento, presidida pelo padre Wagner Luís Gomes, Vice Assessor Eclesiástico Nacional, Assessor Eclesiástico regional GER SUL1 Ribeirão Preto e assessor do GEN para Jovens Cursilhistas do Movimento de Cursilho de Cristandade, onde os participantes foram abençoados e enviados de volta às suas comunidades com renovado vigor espiritual. A missa de envio não apenas marcou o fim do encontro, mas também impulsionou os jovens cursilhistas a levarem consigo a mensagem de amor e fé para suas vidas cotidianas.

Grupo Executivo Regional
(GER) Sul 1 Ribeirão Preto
@gersul1ribeiraopreto

Veja também: