Igreja celebra a Jornada Mundial dos Avós e Idosos

No domingo, 25 de julho de 2021, será comemorado o Primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O tema escolhido pelo Santo Padre para a ocasião é “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28,20) e tem por objetivo expressar a proximidade do Senhor e da Igreja à vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia.

“Eu estou contigo todos os dias” é também uma promessa de proximidade e de esperança que jovens e idosos possam entender-se mutuamente. De fato, não são só os netos e os jovens que são chamados a estar presentes na vida dos idosos, mas os avós e as pessoas idosas também têm uma missão evangelizadora, uma missão de anunciar, de rezar e de gerar jovens para a fé.

O Santo Padre Francisco instituiu, em 31 de janeiro de 2021, em toda a Igreja a celebração da Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos, que se realizará no quarto domingo de julho, próximo à memória litúrgica dos Santos Joaquim e Ana, avós de Jesus.

Acesse aqui a Mensagem do Papa Francisco

Materiais e Subsídios Litúrgicos

Subsídio Litúrgico

Indicações Pastorais

Oração da Jornada Mundial dos Avós e Idosos

 

 

Veja também:

Ano da Oração

Na preparação do Jubileu 2025, o ano de 2023 foi o ano voltado à redescoberta dos ensinamentos conciliares, contidos principalmente nas quatro Constituições do Vaticano II: Dei Verbum (DV), Sacrosanctum Concilium (SC), Lumen Gentium (LG), Gaudium et Spes (GS). O ano de 2024 é dedicado inteiramente à oração, avançando na preparação para o Jubileu 2025: “Peregrinos de Esperança”