Igreja no Brasil mobiliza campanha emergencial em apoio a Moçambique

“Maria, queremos confiar-te o futuro que
nos espera. A humanidade pode fazer
deste mundo um jardim, ou reduzi-lo a um
monte de escombros”.
Papa Francisco

Queridas irmãs e queridos irmãos.

Mais de 500 mil pessoas encontram-se desalojadas em Cabo Delgado. Famílias inteiras são vítimas de ataques terroristas que matam, ferem, destroem casas, Igrejas, escolas em uma guerra que já dura três anos e já matou mais de duas mil pessoas. A população foge com medo.

Mulheres, homens, crianças, pessoas idosas, pessoas deficientes são obrigadas a ficarem escondidas, por dias seguidos, nas matas em situação desumana.

A sede da diocese de Cabo Delgado é o lugar onde, aqueles que conseguem, chegam em busca de esperança, abrigo, comida e paz.

Em profunda sintonia com a solidariedade e apelo do Santo Padre, que recentemente doou 100 mil euros para a construção de dois postos de saúde em locais de reassentamentos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Cáritas Brasileira lançam a Campanha ‘’SOS Moçambique – Cabo Delgado quer Paz’’.

Os recursos arrecadados serão utilizados para aquisição de alimentos, tendas, esteiras, lonas, kits de higiene, remédios, com prioridade para as crianças, mulheres, pessoas idosas e deficientes.

Queremos também ajudar na reconstrução de casas, escolas e outras estruturas que busquem melhorar as condições de vida da população. Conclamamos as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para uma grande corrente de oração, pela paz em Cabo Delgado.

Os recursos arrecadados serão encaminhados diretamente à Diocese de Pemba, que hoje é pastorada pelo Dom Luis Fernando Lisboa, brasileiro, que reside há mais de 20 anos em Moçambique.

“Mesmo se as guerras destroem a terra, pondo em perigo a paz e o bem. Que a nossa voz não se canse: Vem, Senhor Jesus, vem!”(Oficio das Comunidades).

As doações poderão ser depositadas na seguinte conta do Banco do Brasil gerida pela Cáritas Brasileira:

Banco do Brasil
Agência 0452-9
Conta Corrente: 202.000-9
Para DOC e TED, o CNPJ da Cáritas Brasileira é: 33.654.419/0001-16

Que o Deus da Vida e Ternura derrame suas bênçãos sobre cada pessoa, pela solidariedade e gesto amoroso em favor dos irmãos e irmãs em Cabo Delgado, Moçambique.

Assinam:

DOM WALMOR OLIVEIRA DE AZEVEDO
Presidente da CNBB

DOM MÁRIO ANTÔNIO DA SILVA
Presidente da Cáritas Brasileira

Veja também:

V Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida

A Arquidiocese de Ribeirão Preto realiza a V Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, no dia 25 de setembro (sábado). A missa no altar central do Santuário será presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, às 9h (da manhã).