Infância Missionária do Regional Sul 1 realiza encontro de Espiritualidade

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Sul-1, realizou nos dias 22, 23 e 24 de abril na Casa de Missão Fatiminha, localizada na Lapa, em São Paulo (SP), o Encontro de Espiritualidade Missionária da IAM, contando com representatividade de 12 dioceses do regional entre coordenadores diocesanos da obra e crianças e adolescentes representando as dioceses.

A Arquidiocese de Ribeirão Preto esteve representada pelas participantes: Teresa de Jesus de Sousa Teixeira Bicheiro, coordenadora arquidiocesana; Mariana Aparecido C. Augusto, IAM da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário; e Aline de Carvalho Alves, Coordenadora da IAM da Paróquia Nossa Senhora dos Canaviais.

O encontro foi assessorado pelo padre Isaías Daniel “Assessor Eclesiástico da obra no regional”, onde pode expor o Tema: “Participação, Comunhão e Missão: somos testemunhas de Cristo até os confins da terra”, tema este que nos reporta o Sínodo, onde o Papa Francisco convoca toda a Igreja a percorrer o caminho rumo ao Sínodo (outubro 2023). Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja nos dias de hoje e nós como IAM devemos atender a este chamado e como compromisso a IAM do Regional Sul 1, e durante os trabalhos de grupos dentro da temática, foi assumido pelos coordenadores diocesanos e pelas crianças e adolescentes dois compromissos para este caminho de sinodalidade:

1º Fora da Igreja: Procurar conversar com as crianças e adolescentes que se afastaram da IAM e da própria comunidade; Voltar a realizar visitas nas casas; Ouvir o que as Crianças, Adolescentes e Jovens pensam da sua ação como missionários; Diminuir as barreiras entre Catequese e IAM e Levar a proposta da IAM para outras paróquias e dioceses.

2º Dentro da Igreja: Formação pessoal e diálogo com o clero; Buscar meios de apoio juntamente com os órgãos públicos para melhorar a vida das pessoas; Visitas a outros grupos da IAM em paróquias e até em outras dioceses; Ampliar os convites nas missas e catequese para conhecer o trabalho da IAM; Procurar se aproximar das pessoas e suas famílias para que possamos viver como famílias missionárias.

Ao final do encontro as 11 Crianças e Adolescentes se reuniram em um local reservado e puderam realizar a avaliação do encontro e realizaram entre eles a eleição de dois representantes que irão compor a equipe estadual da IAM, sendo eleitas: Mariane Gomes, 16 anos, da Diocese de São Miguel Paulista e Amanda Aparecida de Souza, 14 anos da Diocese de Limeira. A equipe estadual da IAM do Regional Sul-1 fará todo o trâmite de contato e autorização dos responsáveis para que ambas possam se juntar à equipe estadual.
Para Mariane Gomes e Amanda Aparecida de Souza, “A participação de crianças e adolescentes neste encontro de formação, veio mostrar a força do protagonismo infantil, e o nosso regional de São Paulo, tem muito o que crescer com mais participação nestes encontros de formações”.

O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa e o envio missionário, para que todos os participantes pudessem levar em vossos corações a chama da sinodalidade e o trabalho da Missão nas respectivas dioceses.

10ª Jornada da IAM

“Testemunhando Jesus Cristo até os confins da terra” foi o tema da 10ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). A celebração aconteceu em 29 de maio e marcou o início das comemorações rumo aos 180 anos da Obra no mundo.

A jornada acontece em diferentes âmbitos (comunitário, paroquial, diocesano). Durante a celebração ocorre a consagração das crianças, adolescentes e assessores à Obra, assumindo solenemente a decisão de serem missionários e colaborarem com as crianças no mundo inteiro. Como símbolo desse compromisso recebem o lenço e o boton da IAM.

Fonte:

https://cnbbsul1.org.br
https://www.pom.org.br/

 

Veja também:

Dom Moacir convoca católicos para Ato e Momento de Oração em Defesa da Vida

O arcebispo metropolitano, Dom Moacir Silva, convoca padres, diáconos, religiosos e religiosas, fiéis das comunidades paroquiais, a participarem no próximo domingo, 24 de setembro, às 16h, nas confluências das Avenidas Presidente Vargas e João Fiúsa, em Ribeirão Preto, de Ato e Momento de Oração em Defesa da Vida