Institutos Femininos

Franciscanas da Imaculada Conceição de Lípari

Sede Provincial
Rua Dias da Costa, 624 – Caixa Postal 86
14140-000 – Cravinhos/SP
Tel.: (16) 3951-1901

 

 

Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena
Fraternidade Savina Petrilli
Rua Sete de Setembro, 1281
14240-000 – Cajuru/SP
Tel.: (16) 3667-3232

 

 

Beneditinas Olivetanas (Vita et Pax)

Ano de fundação: 1926
Fundador: Abade D. Constantino Maria Bosschaerts

Endereço
Mosteiro Regina Pacis
Avenida: Abade Constantino, 150 – Jardim Recreio
14040-290 – Ribeirão Preto/SP
Telefone: (16) 3630-6555 / 3630-6263
E-mail: [email protected]

Carisma

Sendo Beneditinas pertencemos – grande Ordem de São Bento, cuja regra seguimos.

Esta Ordem tem sua origem no início do século VI.

Dentro da Ordem de São Bento, somos associadas à Congregação de Santa Maria do Monte Oliveto, fundada pelo Beato Bernardo Tolomei em 1344.

Foi o Abade D. Constantino Maria Bosschaerts, belga, desta Congregação, que deu início em 1926 a Fundação Vita et Pax, com a finalidade de desenvolver uma vida monástica atualizada e de promover a obra pela Unidade dos Cristãos (ecumenismo).

Esta Fundação beneditina-olivetana tem como característica unir numa só comunidade dois tipos de membros: as monjas, que são religiosas e fazem votos monásticos, e as oblatas que são leigas e se consagram a Deus para a vida através da oblação. Todas unidas realizam, segundo capacidades e talentos, o tradicional “Ora et labora” da Ordem beneditina. Procuramos irradiar com nossa vida de oração e trabalho, dentro e fora do mosteiro a Vida e a Paz de Jesus.

Ao realizar sua Fundação, D. Constantino foi inspirado pelo texto de São Paulo (Rm.8,6): “A inspiração do Espírito é Vida e Paz “estendendo o tradicional lema beneditino PAX (PAZ) com a palavra VITA ( VIDA).

Outras Informações

Nosso trabalho:
– Enfermagem
– Pastoral
– Assistência Social
– Educação
– Hospedagem
– Catequese
– Nossa filosofia educacional é formar jovens, capazes de refletir redescobrir conceitos, auto afirmar-se, tornando-se independentes e capazes. Não apenas informá-los, mas essencialmente forma-los para que no futuro seja adulto responsável apto a viver conscientemente sua cidadania.
– Desta forma tentamos colocar em pratica o ideal do fundador D. Abade Constantino.
– “Transformar o mundo através da educação renovadora.”
– “Todos os hóspedes que chegam ao mosteiro são recebidos como ao próprio Cristo”RB53,1.

O centro de nossa vida é a Liturgia: Eucaristia diária e Oficio Divino (realizado quatro vezes por dia pelas monjas e participado pelas oblatas).

 

 

Instituto Jesus Maria José

Ano de fundação: 1880
Fundador(a): Rita Amada de Jesus

Endereço
Rua: Martinho Prado Júnior,1463 – Centro – Cx. Postal: 34
14200-000 – São Simão/SP
Telefone: (16) 3984-1140
Fax: (16) 3984-4782
E-Mail: [email protected]

Carisma
Zelo Apostólico sob a forma concreta de apelo à conversão.
Trabalhamos na área da Educação, Evangelização e Missão.

Outras Informações
A fundadora foi beatificada em 28/05/2006, em Viseu – Portugal

 

 

 

Filhas de Santa Teresa de Jesus

Ano de fundação: 1923
Fundador: Dom Quintino Rodrigues de Oliveira Silva

Endereço
Lar Padre Euclides
Av: Saudade, 1577 – Campos Elíseos
14080-000 – Ribeirão Preto/SP
Tel.: (16) 3961-1740

Carisma

“Seguir Jesus na Fraternidade, Oração e Missão Profética. A exemplo de Maria, sob a inspiração de Santa Teresa de Jesus”.

Outras Informações

História:

“A Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus nasceu de um grande ato de fé e de confiança em Deus que sempre elege os pequeninos e utiliza como instrumento seus, as mais humildes de suas criaturas’.

Foi fundada pelo primeiro bispo de Crato-Ceará, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira Silva a quatro de março de mil novecentos e vinte e três (04/03/1923).

Dom Quintino escolheu, na própria região, para sua colaboradora direta, Ana Couto, constituindo, na cidade, sede diocesana, a primeira Comunidade Religiosa, com quatro membros:

– Madre Ana Couto – primeira superiora geral;
– Madre Eudócia Tavares – primeira assistente;
– Madre Antônia Vitorino – primeira mestra de noviças;
– Madre Mariana Freitas – primeira secretária geral.

Confiou a Congregação – proteção de Santa Teresa de Jesus, modelo de oração, sacrifício e zelo apostólico.

A Congregação recebeu autorização da Santa Sé pelo Rescrito de sua Santidade o Papa Pio XII, em 19 de janeiro de 1926.

Finalidade:
– Educação cristã para crianças, jovens e adultos;
– Assistência aos doentes, idosos e menores carentes;
– Outros trabalhos pastorais, conforme os apelos da Igreja.

Localidades: Paraíba, Ceará, Piauí, São Paulo.

 

 

 

Instituto das Filhas de São José do Caburlotto

Ano de fundação: 1850
Fundador: Padre Luis Caburlotto

Endereço
Rua: Victor Meirelles, 191 – Centro
13670-000 – Santa Rita do Passa Quatro/SP
Telefone: (19) 3582-1524
Fax: (19) 3582-1524
E-Mail: [email protected]
Site: www.ifsj.g12.br/default.asp

Breve Histórico

As Filhas de São José atualmente estão presentes na Itália, no Brasil e nas Filipinas.

Ao iniciar a sua Obra, com a colaboração de três catequistas da sua paróquia, em Veneza, no ano de 1850, o Padre Luis Caburlotto quis que suas Filhas tivessem em José de Nazaré o modelo de servo e de educador, e lhes confiou a missão de educar as meninas pobres e abandonadas, visando à transformação da sociedade através de famílias sadias: “Se salvardes uma menina, salvareis uma família”.

“Eu as chamarei Filhas de São José, e vocês cuidarão das crianças que lhes forem confiadas, assim como São José cuidou de Jesus na sua santa infância”.

“A vida das Filhas de São José, sobre a terra, será a vida de Jesus, Maria e José em Nazaré, vida de oração, trabalho e sacrifício…”

O Instituto Filhas de São José, no Brasil, atualmente tem sua sede em Santo André/SP. Outras doze Comunidades se encontram nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

As Irmãs desenvolvem a delicada tarefa que lhes foi confiada pelo próprio Padre Luis: a educação, e isto o fazem nas Escolas, nas Obras sociais e na Pastoral paroquial, dedicando-se à formação e à promoção de crianças, adolescentes e jovens, especialmente àqueles em situação de abandono e pobreza.

Para todo este trabalho, o Instituto conta com a valiosa colaboração de muitos leigos e leigas: professores(as), antigos(as) alunos(as), funcionários(as), voluntários(as), amigos e amigas, que comungam o ideal e o carisma educativo do Padre Luis Caburlotto, e, no seu estilo de atuação, procuram expressar os traços e as virtudes características da família de Nazaré.

O Padre Luis Caburlotto resumiu estes traços característicos na doçura, que muito recomendou e ele mesmo praticou, ao ponto de ser definido ‘homem da concórdia”.

A doçura foi para ele, e deve ser para as suas Filhas, expressão e síntese de equilíbrio, amabilidade, simplicidade, caridade, humildade, ternura, mansidão, serenidade, paciência… Este é o maior desafio para as irmãs, Filhas de São José, e para os leigos e leigas que, olhando para o Padre Luis, para a sua vida e exemplo, cultivam a semente do seu carisma com a confiança e esperança de quem ‘ama educando e educa amando”.

Há mais de 150 anos, o ideal e o carisma do Padre Luis se concretizam nas atitudes educativas de suas Filhas, e os seus sonhos e o seu amor, desde 1927, envolveram inúmeras crianças, adolescentes e jovens, do nosso Brasil, porque irmãs leigos e leigas, colocando o pé no chão desta realidade, trilham caminhos de esperança e procuram preencher, com sua atenção e ação, o vazio educativo ainda hoje, infelizmente, presente na nossa sociedade.

Espelhando-se na Família de Nazaré, modelo de simplicidade, de amor, de serviço, as Filhas de São José atendem ao apelo do Padre Luis: “Vivei em fraterna comunhão e transmiti isso às futuras gerações”.

 

 

 

Irmãs Franciscanas da Penitência

Ano de fundação: 26/04/1846
Fundador(a): Anna Fraundorfer, depois chamada Ir.Maria Ângela

Endereço
Rua: Paulo de Frontin, 1125 – Vila Virginia
14030-260 – Ribeirão Preto/SP
Telefone: (16) 3621-1617
Fax.: 3637-2966
Site: www.asfarp.org.br / http://franciscanasdapenitencia.com.br
E-mail: [email protected]

Carisma

Somos Chamadas a viver o Evangelho na simplicidade, na alegria, em comunidade, servindo a Deus e ao próximo, principalmente os mais necessitadas, atendendo aos apelo da Igreja.

Desde 1846 estamos a serviço do Reino trabalhando na Igreja.

Trabalhamos com: Crianças, em Asilos, Pastoral Paroquial e Missionária, Missão aqui no Brasil e Bolívia, Escolas de Educação Infantil (Escola da Mônica I e II) aqui em Ribeirão e Colégio Pequeno Príncipe em Taquaritinga. Temos em Barretos uma Casa-abrigo onde acolhemos crianças em situação de risco ou abandonada (Casa Ir. Lurdes) e também na formação de jovens vocacionadas.

 

 

 

Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário Monteils

Ano de fundação: 1850
Fundador(a): Madre Maria Anastasie

Comunidade Nossa Senhora da Glória – Província Nossa Senhora do Rosário
Rua: Roberto de Souza Prado, 166 – Adelino Simioni
14071-040 – Ribeirão Preto/SP
Telefone: (16) 3974-3498
E-mail: [email protected] – Ir. Eulália
http://dominicanasdemonteils.org.br

Casa Provincial:
Rua: Domingos de Morais, 2926 – Vila Mariana
04036-100 – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2577-6680
Fax: (11) 2577-7347

As Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils formam uma Congregação Religiosa apostólica, feminina, de direito pontifício, fundada em Bor, no Aveyron, em 1850, e filiada à Ordem de São Domingos em 1875.

Carisma

Anunciar o Verbo Encarnado, lançando no mundo sementes do Reino de Verdade e Vida.

O carisma anastasiano brotou em Anastasie por inspiração do Espírito e foi pacientemente alimentado por seu tio, Pe. Jean Pierre Gavalda. Este carisma nasceu no século XIX quando a ausência de organismos públicos para atender às necessidades da pessoa humana apelaram para um ação complementar da Igreja. O analfabetismo era grande, a ignorância religiosa maior ainda, bem como o abandono dos doentes pobres. Anastasie, atenta a esta realidade do povo sofrido e, com a ajuda de seu tio, deu sua resposta fundando uma congregação religiosa que, neste século e meio de existência, tem procurado responder a estes clamores.

Outras Informações

A Congregação veio para o Brasil em 1885, estabelecendo-se em Uberaba/MG. Daí, expandiu-se para os Estados de Goiás, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Tocantins. Atualmente, está presente também no Paraguai, Peru, República Dominicana, Haiti, Coréia do Sul e Vietnã.

 

 

 

Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – Salesianas
Ano de fundação: l872
Fundador: São João Bosco
Co-fundadora: Santa Maria Mazzarello

Colégio Auxiliadora

Rua: Duque de Caxias, 927 – Centro
14015-020 – Ribeirão Preto/SP
Tel.: (16) 4009-9999
E-mail: [email protected]
Site: www.auxiliadora.com.br

Carisma

O dom peculiar do Espírito Santo concedido aos nossos fundadores – São João Bosco e Santa Maria Mazzarello – consiste especialmente no amor de predileção à juventude e, em particular, à juventude mais necessitada.

Essa energia espiritual carismática leva ao empenho, ao trabalho incansável em favor da educação de crianças, adolescentes e jovens. Traduz-se em olhar de simpatia, em esperança, nas possibilidades dos jovens: há sempre uma corda que vibra no coração de cada ser humano, especialmente no coração dos jovens.

O Sistema Preventivo – espiritualidade e criteriologia pastoral – através dos elementos do seu tripé – Razão, Religião e Amor manifestado (Amorevolezza) – oferece a mística da ação e a metodologia para a realização da missão educativa da Família Salesiana no contexto da sociedade e da Igreja, ontem e hoje.

 

 

 

União Romana da Ordem de Santa Úrsula

Ano de fundação: 1535

Fundador(a): Santa Angela Merici

 

Instituto Santa Ùrsula

Rua: Rua Chile, 1750 – Jardim Santa Ângela
14020-610 – Ribeirão Preto – SP
Telefone: (16) 3211-2828
Site: https://www.colegiosantaursula.com.br/
E-mail: [email protected]

Carisma

“Nós, ursulinas da União Romana, somos chamadas a viver em comunhão fraterna nossa consagração a Deus no seguimento de Cristo, na fidelidade e serviço à Igreja pela educação da fé”.

Colégio Santa Úrsula 105 anos a Serviço da Educação

O Colégio Santa Úrsula de Ribeirão Preto, fundado em 1912, é uma escola particular de ensino seriado.

Através da educação integral, visa proporcionar ao aluno a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, transformando-os em cidadãos conscientes e despertos para o significado de valores éticos e cristãos, como convivência e solidariedade.

 

 

 

Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote

Ano de fundação: 1950
Fundador: Pe. Luiz Maria Fernandes

Endereço
Rua: João Penteado, 1426 – Jardim América – Cx. Postal: 506
14025-010 – Ribeirão Preto/SP
Telefone: (16) 3625-4522
Fax: (16) 3636-3039
Site: www.servasdejesussacerdote.org.br
E-mail: [email protected] / [email protected]

Carisma

Trata-se de um Instituto de vida consagrada no mundo, segundo as normas estabelecidas pela Igreja para os Institutos Seculares, e forma com seus membros uma fraternidade evangélica.

Considerando a secularidade, condição básica da consagração no mundo, todo o viver da Serva de Jesus Sacerdote deve ser impregnado deste carisma. Ela exercita sua profissão e inserem-se nos vários ambientes e nas várias atividades. Permanecendo no mundo e na própria condição social cada membro consagra sua vida para a santificação do clero e aumento das vocações sacerdotais. Para tal fim se aplica:

a) À pastoral de evangelização e catequese;
b) A colaborar com o clero nos seminários, nas casas paroquiais, nas de retiro. Ajuda os sacerdotes anciãos privados da assistência dos familiares;
c) Faz com que os fiéis conheçam melhor e valorizem o sacerdócio ministerial e cooperem com os vocacionados.

O Instituto, seguindo a espiritualidade de Cristo, Sacerdote Eterno, está a serviço da Igreja e tem como padroeira Nossa Senhora da Piedade.

Outras informações

As condições para a admissão de uma candidata são:

Um desejo sincero de consagrar-se a Deus;

Verdadeira vocação de leiga consagrada;

Bons costumes, boa índole, responsabilidade e lealdade no agir, maturidade necessária para viver bem a vida própria de um Instituto Secular.

A formação ocorre num período de três a quatro anos.

A forma da Serva viver sua consagração pode ser comunitariamente ou em sua própria família.

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também: