A Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ) realizada entre os dias 29 de junho a 07 de julho, reuniu centenas de jovens e constituiu um momento de bênção para as juventudes da Arquidiocese reunidos em diversos momentos para celebrar, refletir, rezar, formar e informar em todas as suas dimensões.
A proposta temática do Papa Francisco para este ano de 2024 teve inspiração no Livro de Isaías: “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (cf. Is 40,31), e exatamente esta motivação norteou os trabalhos realizados nos mais diferentes âmbitos: paroquial, forâneo e arquidiocesano.
A Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ) começou em 30 de junho, com a realização do “I Congresso de Juventudes”, no Colégio Marista, em Ribeirão Preto, uma grande novidade que trouxe para o centro da discussão as dimensões existenciais dos jovens inspirados no Documento 85 da CNBB: “Evangelização da Juventude”, afinal, conhecer os jovens é condição prévia para evangelizá-los.

Programação: A abertura oficial da JAJ ocorreu com a missa nas nove foranias da Arquidiocese no domingo, 30 de junho. No decorrer da semana vivemos e celebramos diferentes momentos: Momento de Conversação Espiritual nas paróquias; Momento Mariano Paroquial; Encontro Arquidiocesano de Assessores da Juventude no Centro Social Dom Arnaldo; Vigília Eucarística nas foranias; a 2° Edição da Sebastian’s League, Luau e Convivência, na paróquia Santa Luzia, em Ribeirão Preto.

Assessores: O encontro de assessores foi a oportunidade de direcionar os trabalhos com as juventudes, destacando os desafios e dificuldades, mas sobretudo, dimensionar o protagonismo jovem que só faz sentido no protagonismo do Espírito. O Setor Juventude enfatizou a necessidade e a função de acompanhadores dos assessores respeitando o espaço de atuação dos jovens.

Peregrinação: No sábado e domingo (6 e 7), nos reunimos em Batatais, também com a grande novidade da peregrinação ao Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde, onde houve a concentração da juventude, e depois a caminhada até o Centro Universitário Claretiano, espaço de animação, vigília e a missa de envio.
Batatais: No Centro Universitário Claretiano os jovens acamparam e viveram momentos únicos de partilhas e trocas de experiências juvenis, e assim, o encerramento no domingo proporcionou o grande envio para o campo de missão que são os diversos espaços juvenis em toda nossa Igreja Particular.
A Jornada Arquidiocesana da Juventude forjou para o Setor Juventude um novo Pentecostes que escancarou as janelas e portas da nossa Igreja Particular, para que as necessidades face aos gritos dos jovens fossem escutadas em todos os seus âmbitos. Em tempo sinodal celebramos com toda a certeza a comunhão, a participação e a missão na dinâmica do Espírito, caminhando sempre juntos.

Jornada: A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é a organização das Jornadas Mundiais da Juventude em nível diocesano e é celebrada nas Igrejas Particulares. As jornadas têm o objetivo de “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações”.
Padre Vinícius Martins Cestari
Assessor Arquidiocesano do Setor Juventude
@setorjuventuderibeirao







por